EVANGELHO QUOTIDIANO - Sexta-feira, dia 14 de Agosto de 2009


Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 14 de Agosto de 2009

Sexta-feira da 19ª semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : S. Maximiliano Maria Kolbe, presbítero, mártir, +1941

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Missal Romano: «Serão os dois um só»


Livro de Josué 24,1-13.

Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém, e convocou os seus anciãos, chefes, juízes e oficiais; todos se apresentaram diante de Deus. Então, Josué disse a todo o povo: «Eis o que diz o SENHOR, Deus de Israel: ‘Vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitavam ao princípio do outro lado do rio e serviam outros deuses. Tomei o vosso pai Abraão do outro lado do Jordão, e conduzi-o à terra de Canaã. Multipliquei a sua posteridade, dando-lhe Isaac. A Isaac dei Jacob e Esaú e dei a Esaú a montanha de Seir; Jacob, porém, e os seus filhos foram para o Egipto. Depois, enviei Moisés e Aarão e feri o Egipto com tudo o que fiz no meio dele; por fim, tirei-vos de lá. Tirei os vossos pais do Egipto e chegastes ao mar. Os egípcios perseguiram os vossos pais com carros e cavaleiros até ao Mar dos Juncos. Eles, porém, clamaram ao SENHOR, e o SENHOR pôs trevas entre vós e os egípcios e fez avançar o mar sobre eles, cobrindo-os. Os vossos olhos viram o que fiz aos egípcios e, depois disto, passastes largo tempo no deserto. Levei-vos, em seguida, para a terra dos amorreus que habitavam do outro lado do Jordão. Eles combateram contra vós, mas Eu entreguei-os nas vossas mãos. Tomastes posse da sua terra, e Eu exterminei-os na vossa frente. Balac, filho de Cipor, rei de Moab, levantou-se para lutar contra Israel e mandou chamar Balaão, filho de Beor, para vos amaldiçoar. Eu, porém, não quis ouvir Balaão, e ele teve de vos abençoar repetidas vezes, e assim vos tirei das mãos de Balac. Atravessastes o Jordão e chegastes a Jericó. Combateram contra vós os homens de Jericó, os amorreus, os perizeus, os cananeus, os hititas, os guirgaseus, os heveus e os jebuseus; mas Eu entreguei-os nas vossas mãos. Mandei diante de vós insectos venenosos que expulsaram os dois reis dos amorreus. Não foi com a vossa espada, nem com o vosso arco. Dei-vos, pois, uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes e que agora habitais, vinhas e oliveiras que não plantastes e de cujos frutos vos alimentais’.


Evangelho segundo S. Mateus 19,3-12.

Alguns fariseus, para o experimentarem, aproximaram-se dele e disseram-lhe: «É permitido a um homem divorciar-se da sua mulher por qualquer motivo?» Ele respondeu: «Não lestes que o Criador, desde o princípio, fê-los homem e mulher, e disse: Por isso, o homem deixará o pai e a mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois um só? Portanto, já não são dois, mas um só. Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.» Eles, porém, objectaram: «Então, porque é que Moisés preceituou dar-lhe carta de divórcio, ao repudiá-la?» Respondeu Jesus: «Por causa da dureza do vosso coração, Moisés permitiu que repudiásseis as vossas mulheres; mas, ao princípio, não foi assim. Ora Eu digo-vos: Se alguém se divorciar da sua mulher excepto em caso de união ilegal e casar com outra, comete adultério.» Os discípulos disseram-lhe: «Se é essa a situação do homem perante a mulher, não é conveniente casar-se!» Respondeu-lhes Jesus: «Nem todos compreendem esta linguagem, mas apenas aqueles a quem isso é dado. Há eunucos que nasceram assim do seio materno, há os que se tornaram eunucos pela interferência dos homens e há aqueles que se fizeram eunucos a si mesmos, por amor do Reino do Céu. Quem puder compreender, compreenda.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Missal Romano
Bênção dos esposos na cerimónia do matrimónio

«Serão os dois um só»


Deus, Pai santo, que pelo Vosso infinito poder fizestes do nada todas as coisas e, na harmonia primordial do universo, formastes o homem e a mulher à
Vossa imagem e semelhança, dando um ao outro como companheiros inseparáveis,
para se tornarem os dois uma só carne, e assim nos ensinastes que
nunca é lícito separar o que Vós mesmo unistes; Deus, Pai santo, que no
grande mistério do Vosso amor consagraste a aliança matrimonial, tornando-
a símbolo da aliança de Cristo com a Igreja; Deus, Pai santo, que sois o
autor do matrimónio e destes à primordial comunidade humana a vossa
bênção, que nem a pena do pecado original, nem o castigo do dilúvio, nem
criatura alguma pôde abolir; olhai benignamente para estes vossos filhos,
que, se uniram pelo vínculo do Matrimónio e esperam o auxílio da vossa
bênção: enviai sobre eles a graça do Espírito Santo para que, pelo Vosso
amor derramado em seus corações, permaneçam fiéis na aliança conjugal.
Nós Vos pedimos, Senhor, que estes Vossos filhos permaneçam unidos na
fé e na observância dos mandamentos; fiéis um ao outro, sirvam de exemplo
pela integridade da sua vida; fortalecidos pela sabedoria do Evangelho,
dêem a todos bom testemunho de Cristo; acolham sempre com alegria o
dom dos filhos, sejam pais de virtude comprovada, possam ver os filhos
dos seus filhos e, depois de uma vida longa e feliz, alcancem o reino celeste, na companhia dos santos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus conVosco na unidade do Espírito Santo. Ámen!

Comentários