Santas Festas

«Gloria in excelsis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis!» Nesta santa noite de Natal, os Anjos vão entoar este cântico à volta do altar, tal como o fizeram outrora à volta do Presépio. Cantam a felicidade do universo: Glória a Deus! Paz aos homens!

A noite envolvia o mundo inteiro antes que se erguesse a luz verdadeira, antes do nascimento de Cristo. Hoje, abundam as maravilhas, multiplicam-se as riquezas, porque o tesouro está aberto: aquela que dá à luz é mãe e virgem, aquele que nasce é Deus e homem…

«O Verbo, a Palavra de Deus, que é Deus, Filho de Deus, que estava junto de Deus no princípio, por quem tudo foi feito e sem o qual nada foi feito tornou-se homem para libertar o homem de uma morte eterna. Humilhou-se para tomar a nossa condição sem que a Sua majestade fosse diminuída. Permanecendo o que era e assumindo o que não era, uniu a nossa condição de escravos à Sua condição de igual ao Pai… A majestade reveste-se de humildade, a força de fraqueza, a eternidade de mortalidade: verdadeiro Deus e verdadeiro homem» (S. Leão Magno, homilia para a Natividade do Senhor).

Que esta festa de Natal seja ocasião de partilhar as alegrias familiares e de aprofundar a nossa compreensão do mistério de Cristo!

Comentários