Vaticano e Rússia decidem estabelecer plenas relações diplomáticas

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

O Vaticano e a Federação Russa decidiram "estabelecer plenas relações diplomáticas", informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé após o encontro entre o Papa Bento XVI e o Presidente da Federação Russa, Dmitrij Medvedev, nesta quinta-feira, 3.

De acordo com o mesmo comunicado os chefes de estado manifestaram a sua satisfação pelas relações cordiais existentes.

Bento XVI e Medvedev, analisaram a situação econômica e política internacional, à luz da Encíclica papal "Caritas in Veritate", com a qual o líder russo foi presenteado.

Entre os assuntos, estiveram os "atuais desafios à segurança e à paz e, temas culturais e sociais de interesse comum, como o valor da família e a contribuição dos cristãos para a vida da Rússia", indica o comunicado.

"O presidente Medvedev disse a Bento XVI que tinha assinado um decreto sobre o estabelecimento de relações diplomáticas plenas com o Vaticano", afirmou a porta-voz da presidência russa, Natalia Timakova.

O líder russo "pediu ao ministro dos negócios estrangeiros para liderar as conversações com vista ao estabelecimento de relações e elevar as representações diplomáticas para o nível de núncio apostólico e embaixador", acrescentou.

Desde 1990 que os dois Estados mantinham laços diplomáticos abaixo do grau de embaixador.

Esta foi a primeira visita de Medvedev ao Vaticano. Antes de se reunir com o Papa, o presidente se encontrou com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, que foi acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti.

Além da versão em russo da Encíclica "Caritas in Veritate", Bento XVI ofereceu ao presidente da Rússia uma litografia de Bernini, datada de 1645, sobre a Basílica de São Pedro.

O presidente russo deu ao Papa uma caixa decorada com a imagem da Catedral de Cristo Salvador, em Moscovo.

Dmitrij Medvedev também ofereceu 22 novos volumes de uma enciclopédia Ortodoxa. O presidente anterior da Rússia, Vladimir Putin, tinha presenteado Bento XVI com os primeiros livros da colecção, durante o encontro ocorrido em 2007.

Comentários