EVANGELHO QUOTIDIANO - 13/12/10

Ano A - Dia: 13/12/2010



A autoridade de Jesus

Mt 21,23-27

Jesus chegou ao Templo, e, quando já estava ensinando, alguns chefes dos sacerdotes e alguns líderes judeus chegaram perto dele e perguntaram:
- Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu essa autoridade?
Jesus respondeu:
- Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Se me derem a resposta certa, eu direi com que autoridade faço essas coisas. Respondam: quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?
Aí eles começaram a dizer uns aos outros:
- Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: "Então por que vocês não creram em João?" Mas, se dissermos que foram pessoas, temos medo do que o povo pode fazer, pois todos acham que João era profeta.
Por isso responderam:
- Não sabemos.
- Então eu também não digo com que autoridade faço essas coisas! - disse Jesus. 


Comentário do Evangelho

Reino de amor

Tendo chegado a Jerusalém, a primeira ação de Jesus foi expulsar aqueles que comerciavam no Templo, o que irritou os sacerdotes e escribas que tinham participação neste comércio. Depois de seu gesto de denúncia, Jesus volta ao Templo, ensinando ao povo sobre o seu Reino de amor. Então os sacerdotes e anciãos, autoridades máximas do Judaísmo, vêm interpelar Jesus, como que instaurando um processo de denúncia contra ele. Com habilidade e não se deixando intimidar pelas autoridades que o questionam, Jesus lhes devolve nova pergunta evocando João Batista e, diante da resposta negativa deles, se exime de responder, também. Assim vai se aguçando o clima de conflito que terminará com a crucifixão de Jesus. Neste diálogo, reproduzido por Mateus, podem ser realçados dois aspectos. Primeiro, a confirmação de Jesus sobre o caráter divino do batismo de João. Em segundo lugar, fica em evidência o grande prestígio de que João Batista gozava entre o povo.

Autor: José Raimundo Oliva
Oração
Pai, tira de mim toda e qualquer suspeita sobre teu Filho Jesus, cuja autoridade vem de ti e está sempre a serviço de teu Reino.
Leitura
Nm 24,2-7.15-17a
Salmo
És o Deus que me salva.
Sl 25(24)

Comentários