EVANGELHO QUOTIDIANO - 27/12/10

Ano A - Dia: 27/12/2010



O túmulo vazio

Jo 20,2-8

Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse:
- Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
Então Pedro e o outro discípulo foram até o túmulo. Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. Ele se abaixou para olhar lá dentro e viu os lençóis de linho; porém não entrou no túmulo. Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado. Aí o outro discípulo, que havia chegado primeiro, também entrou no túmulo. Ele viu e creu. 




Comentário do Evangelho

Jesus em sua humanidade

Nas tradições das primeiras comunidades circulavam dois tipos de textos sobre a ressurreição: textos sobre a constatação do túmulo vazio e textos sobre as aparições do ressuscitado. Em Marcos encontramos apenas a tradição do túmulo vazio (as aparições - Mc 16,9-29 - são acréscimos tardios). Os demais evangelistas coletaram e combinaram textos extraídos das duas tradições. O "discípulo que Jesus mais amava" aparece, sob esta designação, várias vezes no Evangelho de João. A tradição o identifica com o próprio autor, João. Depois que Maria Madalena constata o túmulo vazio, Pedro e João também o constatam. Enquanto Maria Madalena e Pedro ficam perplexos, João crê. Percebe que Jesus "levantou-se" (anistêmi - traduzido por "ressuscitou"). É o primeiro a crer na eternidade de Jesus. João tem uma fé penetrante que percebe a eternidade de Jesus em sua humanidade. Não necessita de visões do ressuscitado para crer.

Autor: José Raimundo Oliva
Oração
Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.
Leitura
1Jo 1,1-4
Salmo
Todos os povos contemplam a sua glória.
Sl 97(96)

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Comentários