EVANGELHO QUOTIDIANO - 28/12/10

Ano A - Dia: 28/12/2010



Senhor apareceu num sonho a José

Mt 2,13-18

Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse:
- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.
Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito."
Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido. Assim se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito:
"Ouviu-se um som em Ramá,
o som de um choro amargo.
Era Raquel chorando pelos seus filhos;
ela não quis ser consolada,
pois todos estavam mortos." 




Comentário do Evangelho

Jesus, fonte da vida eterna

Mateus, na sua narrativa da infância, antecipa o confronto, vida e morte, que se dará ao longo do ministério de Jesus. Os magos, vindos de longe, do oriente, esperançosos em busca da vida, vêm homenagear a Jesus, em Belém. Por outro lado, herodes, em Jerusalém, sede do sistema teocrático judaico, movido pela ambição do poder, visa matar o menino, mandando matar todos os outros, em Belém. Os inocentes sacrificados apontam para a morte de seus assassinos: estes perderam o amor à vida, levados por sua ambição de riqueza e poder. O morto não é aquele cuja vida foi tolhida, mas aquele que odeia o desabrochar da vida e da liberdade, e destrói a vida. Estes assassinos estão mortos. Os inocentes sacrificados, contudo, têm, para sempre, junto de si, Jesus, fonte da vida eterna.

Autor: José Raimundo Oliva
Oração
Pai, sê o guia de minha caminhada, livrando-me de todas as ciladas do mal, e conservando-me incólume para o teu santo serviço.
Leitura
1Jo 1,5-2,2
Salmo
Bendito seja o Senhor.
Sl 124(123)

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Comentários