Homilia do Padre Fernando Cardoso - 05 de maio de 2011

Nos Atos dos Apóstolos, que neste tempo Pascal é sempre a primeira leitura, vêm-nos apresentada a Igreja das origens, e é interessante ler este Livro neste tempo, pois foi justamente com a Páscoa de Jesus e Sua vitória, que a Igreja como realidade histórica nasceu. Nasceu pequena, era uma comunidade quase invisível, mas já estava presente na cidade de Jerusalém. Lucas, aproximadamente oitenta anos mais tarde, descreve os primeiros passos dessa jovem Igreja.

Claro, mudamos muito de lá para cá. Aquela pequena Comunidade de Jerusalém transformou-se no fenômeno mundial que é a Igreja Católica. No entanto, é importante olhar para os inícios porque, nos Atos, delineiam-se princípios essenciais que devem estar sempre presentes nas nossas comunidades. E quais são eles? O primeiro: a assiduidade à doutrina dos Apóstolos. Insisto nisto porque, em uma época como a nossa, existem pessoas que mudam de religião como se muda de roupa. Isto não é seriedade alguma e Deus se desagrada imensamente com essa superficialidade. Em segundo lugar, além da assiduidade na doutrina dos Apóstolos e sua pureza e inteireza, a Igreja manifesta-se também como comunhão, ou seja, como comunidade de amor. Em terceiro lugar, e aqui vai sua terceira característica, ela é uma comunidade que se reúne semanalmente no dia do Senhor, para ouvir-Lhe a voz e para repartir o Pão eucarístico, oferecendo em sacrifício e recebendo em comunhão, O Corpo imolado e ressuscitado de Jesus Cristo.

Se essas três características estiverem em sua vida, você é um membro qualificado da Igreja Católica. Caso contrário, não o é.

Entrar em contato com o padre.

Comentários