A Missa: Um verdadeiro banquete espiritual

Muitos me perguntam... "Por que ir a Missa?". Para mim isso soa como essa pergunta: "Por que comer?". Se você não se alimenta fica fraco, adoece e pode até morrer. O mesmo acontece com sua alma. Sua alma enfraquece e fica pré-disposta a infecções: o pecado e a falta de caridade. Quanto menos nos aproximamos de Deus, mais afastados ficamos dos seus ensinamentos e da iluminação do Espírito Santo. Podemos, sim, nos alimentar com nossas orações pessoais e leituras bíblicas, mas nenhuma alimenta tão bem como a Missa. Ela é uma refeição completa; as outras são apenas lanchinhos que também não devem ser dispensados. A Missa é uma refeição de QUATRO partes:

1ª - Ritos Iniciais / A preparação

Você vai fazer um jantar especial em sua casa. O que você faz? PREPARA a refeição, ARRUMA  A CASA, LIMPA AS SUJEIRAS e ajeita a MESA. O mesmo acontece com você na primeira parte da missa, com a abertura, ato penitencial e glória. Você se prepara, arruma a sua casa espiritual e a limpa com o perdão de Deus. Como você arruma gloriosamente a mesa, na missa você louva com o Glória a Deus. Você é, pertence e faz parte da mesa.

2ª - Liturgia da Palavra / Forrando o estômago com o saudável

Como o jantar não está pronto e os convidados já estão sentindo um pouco de fome, você serve os petiscos e bebidas. São gostosos, forram o estômago, matam a sede e distraem os convidados. O mesmo acontece na celebração da Palavra. O povo de Deus muitas vezes sentiu fome e sede de sua palavra e o Pai os confortou. Também está escrito: "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Dt 8,3). Pela palavra também lembramos dos dizeres de Jesus: "Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna". As palavras de Deus nos fortificam e nos dão várias lições e reflexões. Um aprendizado essencial para nossa vida. Mas como mastigamos tudo isso? A HOMILIA. Ela é indispensável numa missa. Sem ela, nós vamos engolir, engolir e engolir o alimento e a digestão não vai ser bem feita. Apenas estudiosos e conhecedores da Bíblia, no caso o sacerdote, podem dar a interpretação correta das passagens.

3º - Liturgia Eucarística / O Prato Principal

Todos sentam a mesa e fazem a refeição. É deliciosa e todos comem bem. O principal alimento do corpo. A Eucaristia é o principal alimento da alma. Esse alimento só se obtém presencialmente, ou seja, você deve ir até a hóstia ou ela até você. Não é algo que se lê, assiste ou ouve, e sim que se comunga. Como Cristo em forma de pão se apresenta a nós e, como resposta, nós nos apresentamos a ele. Eucaristia significa Eu = verdadeiro, caristia = corpo ou então "Ação de Graças". "Ação" lembra-nos de "Verbo" e Cristo é o "Verbo Divino"; Então, por meio da Graça, Cristo age em nós de forma Divina na Hóstia consagrada. Não é um alimento magnífico para nossa alma, meu irmão? Busque-o famintamente e com todo o carinho SEMPRE!

4º - Ritos Finais / A Sobremesa

Uma sobremesa é o que não falta num bom jantar, não é? Algo para adoçar a boca para que todos que voltarem para casa voltem satisfeitos e com vontade de voltar outra vez para sua casa. Fora as crianças que recebem a bênção de seus pais antes de dormir ao término do jantar. Nos Ritos Finais nós temos a sobremesa: A Bênção. Às vezes, vejo muitos fiéis pedindo ao padre: "Padre, SUA bênção". Particularmente não gosto muito desse modo de dizer, porque a benção não é do padre, mas sim de Deus. O padre é apenas um intermediário. Era muito comum nos antigos (pode-se ver no Antigo Testamento), quando o pai da família ia morrer, chamava seu filho herdeiro e lhe dava a bênção. Isso significava que seus bens ficavam para seu filho. O padre, ao dar a bênção, está dando a nós, filhos, a herança de Deus Pai. Qual é essa herança? A Sua proteção para nós, Seu amor, Sua misericórdia e Sua interseção plena para que sejamos salvos na Sua Glória. Que lindo não? É todo apreço do Pai para nós, seus filhinhos!

Na Missa você vê pratos saudáveis e prazerosos para a alma. Ali você vê a sua santificação. Agora sou eu que lhe pergunto: "Existe algum motivo para não querer ir a missa?"

João Paulo Radd
Administrador do Blog

Comentários