Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro

Amizade, do latim amicus; amigo que, possivelmente, derivou de amore; amar, ainda que se diga que a palavra provém do grego, é uma relação entre duas pessoas.
Esse é o tema abordado pelo missionário Alexandre de Oliveira no Propósito desta semana.
O missionário inicia o programa com a passagem bíblica em Eclesiástico 6,14-15: "Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Ao amigo fiel não há nada que se compare, pois nada equivale ao bem que ele é".
A amizade é uma relação afetiva que envolve o conhecimento mútuo e afeição além da lealdade. Alexandre ressalta que a amizade deve ser construída na verdade e partilha um momento muito especial que viveu com o amigo, que também é seu irmão de comunidade, Alexon. Com uma foto na mão, ele nos conta que, em 2 de fevereiro de 1999, dia do Compromisso da Canção Nova, logo após a Missa, Alexandre foi cumprimentar seu amigo e este o pegou no colo e bateram a foto.
Alexandre relata que, por muitas vezes, seu irmão Alexon o "carregou no colo". A última vez foi quando sua esposa, Roseni, estava doente. Num gesto de amor e amizade, Alexon enviou um vídeo que fez quando esteve na Basílica do Santo Sepulcro, onde escreveu num papel um pedido de oração para a família do amigo e colocou diante da Cruz.
Encerrando o programa, ele compara a amizade com a construção do Santuário do Pai das Misericórdias, pois assim como requer tempo para construir do santuário, a amizade também exige tempo, esforço e trabalho. Alexandre convida você para enviar comentário a respeito dos amigos que possui e o que você tem feito para cultivar essa amizade.
O verdadeiro amigo é aquele que chega quando o resto do mundo já se foi.
Assista ao programa:



.: Ouça as dicas de Alexandre

Comentários

Luzia disse…
Estava a procura de algo que me falasse mais profundamente sobre a amizade sincera, baseado em alguma citação biblica; Por acaso cheguei no depoimento do Alexandre. Foi melhor do que eu esperava: simples e completo.
Não vou fazer uma cópia, queria apenas uma ideia , um ponto de partida. Achei.
Obrigada.
Luzia Mara