África se prepara com música para 2ª visita do Papa ao continente

Gaudim Press

"Afrika Tenda Amani" ("África faça a paz", em idioma shwahili) é o convite de três músicos africanos expresso no título de um CD realizado em vista da próxima viagem apostólica do Santo Padre ao continente. O congolês Papa Wemba, o angolano Bonga e o guineano Fifito, em colaboração com a Rádio Vaticano preparam oito músicas para ajudar as pessoas a compreenderem o tema do segundo Sínodo sobre a África.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, explicou nesta quarta-feira, 9, em coletiva de imprensa que o álbum "exprime em música a vontade de dar continuidade aos frutos do Sínodo. Suas músicas em várias línguas interpretam a aspiração pela paz, pela reconciliação e pela justiça dos povos africanos. Trata-se de um modo concreto de aculturar o Evangelho na África, como disse Bento XVI durante a sua visita à República dos Camarões em 2009".

Neste sentido, algumas músicas são acompanhadas de gravações ao vivo das vozes de Bento XVI, João Paulo II e de Paulo VI; os três pontífices que foram em viagem ao continente africano.

O CD, que já teve 5 mil cópias produzidas, será oferecido a todos os bispos e rádios católicas do continente antes de ser distribuído ao grande público. O projeto foi realizado com a contribuição do Movimento e Ação dos Jesuítas Italianos (Magis).

O Santo Padre ficará na África, mais especificamente no Benin, entre os dias 18 a 20 de novembro próximo. Esta será a segunda visita do Pontífice ao continente. A primeira foi em 2009. Na ocasião, Bento XVI viajou à República dos Camarões e a Angola.

Comentários