Padres devem ser especialistas da comunhão com Deus e os irmãos


Leonardo Meira
Da Redação


Arquivo pessoal
Fundador do Instituto Sacerdotal Cristo Ressuscitado e autor do Método da Psicogenética Educacional, padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior
"A aprendizagem da reciprocidade, ou seja, o desenvolvimento consciente da mais alta atividade relacional humana, deve ser a preparação humana dos padres, os 'especialistas' da comunhão com Deus, com os irmãos e as irmãs".

É o que ressalta o fundador do Instituto Sacerdotal Cristo Ressuscitado (Diocese de Taubaté – SP), presidente da Vésper e autor do Método da Psicogenética Educacional, padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior.

Leia mais
.: Celibato não é imposição, mas graça de Deus

.: Cardeal do Vaticano fala sobre celibato e sacerdócio em entrevista

Ele salienta ainda que os ministros da graça de Deus precisam de bom condicionamento da reciprocidade de alto nível, a exemplo dos atletas que treinam de acordo com sua especialidade, a fim de bem se prepararem para a competição.

Padre Xavier é um dos palestrantes do Simpósio Nacional O dom do celibato na vida e na missão da Igreja*, que acontece de 21 a 23 de novembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Em entrevista exclusiva ao noticias.cancaonova.com, ele fala sobre sua palestra A aprendizagem da reciprocidade para a vivência do Dom do Celibato.


noticias.cancaonova.com – Qual é o papel que desempenha a aprendizagem da reciprocidade na vivência do dom do celibato?

Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior – 
Aqueles que se preparam para “confirmar na fé seus irmãos”, desde os apóstolos, recebem uma aprendizagem especial. A aprendizagem da reciprocidade, ou seja, o desenvolvimento consciente da mais alta atividade relacional humana, deve ser a preparação humana dos padres, os “especialistas” da comunhão com Deus, com os irmãos e as irmãs.


noticias.cancaonova.com O celibatário também partilha sua vida com alguém, não é uma pessoa solitária ou que não encontrou um amor. Como o celibatário concretiza essa vida doada ao Senhor através da vivência com os irmãos? De que modo o aspecto da reciprocidade é importante nesse sentido?

Padre Joaquim Xavier – 
A solidão emerge do sentir-se desvinculado, qualquer que seja a idade, o sexo e o estado civil. Cristo, com sua morte e Ressurreição, resgatou a dívida da humanidade com a morte, que nos desconectava do Pai. O ministro consagrado deve ser força e sinal da presença do Senhor, Caminho Verdade e Vida. Assim como os atletas fazem condicionamento físico como base do treinamento de sua especialidade, os ministros da graça de Deus precisam de bom condicionamento da reciprocidade de alto nível como foi a afeição entre são Paulo e os tessalonicenses.


noticias.cancaonova.com O celibato é um dom; logo, algo que se recebe do Senhor, como um presente. Contudo, também há esse aspecto da aprendizagem, de um mergulho cada vez mais profundo em suas características e exigências. Como viver essas duas realidades? Por que é importante estar permanentemente aberto a ambas?

Padre Joaquim Xavier – 
Somos seres temporais. No Gênesis, Deus nos viu bons, em grego, belos, porque perfectíveis, aperfeiçoáveis por nossos esforços na busca do melhor de nós mesmos.

A graça age segundo a natureza das pessoas; em algumas, a graça abre a atenção para percorrer passo a passo os caminhos da maturidade; em outras, a graça incide como um raio, quase imediatamente. Entretanto, será sempre necessário progredir no caminho, e isto se faz pela partilha das experiências interiores, pelas reciprocações, sejam elas o grão de mostarda, ou o caminho de Damasco.


* O Simpósio visa retomar, à luz da tradição e em diálogo com a sociedade contemporânea, a centralidade do tema Celibato, no desejo de descortinar novas perspectivas quanto à compreensão de seu inestimável valor, bem como conscientizar-se da necessidade da descoberta de novos horizontes, que possibilitem a formação progressiva para a vivência madura, plena e frutuosa do dom do celibato na vida e na missão da Igreja. Participam bispos, padres, reitores e formadores de seminários, diretores de institutos de Filosofia e Teologia, seminaristas, religiosos e religiosas.

Saiba mais em http://www.arquidiocesebh.org.br/simposio.

Comentários