Bispos de Denver consolam a comunidade após massacre em um cinema no estado do Colorado

DENVER, 20 Jul. 12 / 03:34 pm (ACI).-


 O Arcebispo de Denver, Dom Samuel Aquila, assinalou que "estamos em choque e entristecidos" depois da matança perpetrada por um homem durante a estreia do filme Batman: the Dark Knight Rises (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) no qual que morreram 12 pessoas. O fato comoveu os Estados Unidos inteiro e constitui o pior massacre do tipo nos últimos 5 anos.

O homicida de 24 anos que levava uma máscara, identificado como James Holmes, assassinou suas vítimas a tiros em uma sala de cinema de Aurora, bairro residencial de Denver, logo depois de lançar bombas de gás lacrimogêneo na sala de cinema em que se encontrava.

Outras 50 pessoas, entre elas várias crianças, resultaram feridas durante a função de meia-noite do último filme do diretor Christopher Nolan.

Conforme assinala a agência Reuters, o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates, disse em coletiva de imprensa que "este é um fato terrífico", acrescentando que Holmes foi detido em um estacionamento atrás do cinema.

A polícia informou que o assassino deixou vários explosivos em seu apartamento e que as forças de segurança evacuaram os moradores do edifício no qual ele vive em uma zona de Denver habitada por muitos latinos. Os atores Marion Cotillard e Morgan Freeman suspenderam hoje em Paris sua excursão de promoção do filme após saber do tiroteio em Denver.

Em uma declaração enviada ao grupo ACI, assinada pelo Arcebispo de Denver e seu Bispo Auxiliar, Dom Samuel Aquila e Dom James Conley, respectivamente, destaca-se que "nossos corações e nossas orações estão com aqueles que se viram afetados por este ato maléfico".

Utilizando um trocadilho relacionado ao título do filme, os prelados assinalam que "no caos do momento, as pessoas saíram do cinema para a escuridão da noite: a escuridão da confusão, da ambigüidade, do desespero. Fazemo-nos solidários com nossos irmãos e irmãs apanhados nessa escuridão. Vocês não estão sozinhos. Como bispos católicos, ‘choramos com os que choram’".

Os Bispos assinalam logo que Aurora "que significa ‘amanhecer’, o sol saiu esta manhã. Em uma cidade cujo nome evoca a luz, o povo que tem esperança sabe que a escuridão pode ser vencida. Para aqueles que foram assassinados, nossa esperança é a terna misericórdia de nosso Deus".

Os dois prelados oferecem logo seu acompanhamento para todos aqueles que foram atingidos por esta tragédia e rezam pela conversão do assassino em cujo coração “o mal tomou conta ontem à noite”. 
“Só Jesus Cristo pode vencer a escuridão de tal mal", afirmaram.

Depois de assegurar que distintas organizações da Arquidiocese de Denver darão acompanhamento para os que solicitarem, os Bispos concluem recordando que "seguiremos trabalhando para apoiar as comunidades e as famílias para formar pessoas de paz".

Comentários