YouCat School: um jeito jovem de aprender a fé


Na contracapa do YouCat (Catecismo Jovem da Igreja Católica), está a seguinte frase do Papa Bento XVI: “Estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração. Formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o na internet!”.
Como forma de colocar em prática este pedido do Santo Padre, o Setor Juventude da diocese de Lorena (SP), em parceria com a Canção Nova, colocou em prática o projeto ‘YouCat School’, cujo objetivo é propagar o conteúdo do Catecismo entre os jovens, em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
YouCat School
Por meio de encontros presenciais e virtuais, uma equipe, formada por jovens, resolveu levar o conteúdo do YouCat para a juventude da diocese de Lorena. O trabalho deu tão certo que outras dioceses do país se interessaram pelo projeto e, atualmente, mais de 20 delas, em todo o Brasil, estão iniciando o primeiro módulo do YouCat School.
O curso é formado por quatro módulos que, em média, duram oito semanas cada. Neste curso, os jovens irão se aprofundar nos mais variados temas da doutrina católica, como graça, santidade, pecado, amor, sacramentos, oração, entre muitos outros.
As aulas possuem uma linguagem jovem e bem direta, fazendo com que o público se identifique ainda mais com o conteúdo. Atualmente, as aulas são ministradas, todos os fins de semana, sendo que uma é presencial e a outra on-line. Este método foi adotado tendo em vista o tempo que o jovem passa na internet, muitas vezes “consumindo” informações sem nenhuma tipo de valor cristão.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse a página do YouCat School no Facebook e o perfil no Twitter. As aulas do primeiro módulo já estão disponíveis no Canal do Youtube.
Se você tem interesse em participar deste projeto, mas não há turmas na sua região, entre em contato pelo Facebook e saiba como levar o YouCat School para a sua diocese ou paróquia. Ou envie um e-mail para: youcatschool@gmail.com.
Gustavo Souza Produtor de Conteúdo

Comentários