As Bem-Aventuranças

por PADRE ALÍRIO,SCJ

Um dos textos mais ricos do Evangelho De São Mateus é o das bem-aventuranças. Por ele, Jesus traça o perfil do ser humano ideal para o Novo Reino de Deus, a fim de que ele encontre a verdadeira felicidade, a verdadeira bem-aventurança do coração, que tanto almeja.
O Evangelho de São Mateus apresenta o tema do Sermão da Montanha, e nele as Bem-Aventuranças. O Sermão da Montanha é um texto muito conhecido dos católicos e dos cristãos (Mt. Caps 5.6.7.) É o Projeto do Novo Reino que entra em questão. Mateus apresenta no seu Evangelho o Sermão da Montanha baseado em 5 discursos de Jesus. Mateus deseja mostrar Jesus como o novo Moisés, que na montanha promulga a nova lei,  as bem- aventuranças.
O primeiro discurso trata das  oito Bem-Aventuranças . Faremos  um comentário sobre cada Bem-Aventurança apresentada pelo nosso evangelista Mateus. É bom ter presente que a primeira bem-aventurança está em sintonia com a oitava, porque uma abre e a outra praticamente fecha o tema. As outras – da segunda à sétima – são uma explicação dessas duas.

Bem-aventurado é sinônimo de feliz, e bem-aventurança é sinônimo de felicidade. Bem-aventurada é aquela pessoa que goza da verdadeira felicidade por crer em Deus, relacionar-se com Ele, adorá-Lo, glorificá-Lo, confiar nEle e viver segundo os seus mandamentos. É uma felicidade parecida com aquela vivida junto de Deus nos céus. Todos os que estão no Céu são bem-aventurados, porque gozam da felicidade perfeita e imperdível.

Fonte: http://dehonbrasil-aliriopedrini.blogspot.com.br/2013/08/as-bem-aventurancas.html

Comentários