YouCat dedica capítulo inteiro para ressaltar o valor da oração


Rezar é conversar com Deus
O tema desta semana doPodcast da Redação CN é o que o YouCat (Catecismo Jovem da Igreja) orienta sobre a oração e como devemos orar.
No quarto capítulo dessa obra, os jovens podem apreciar uma leitura simples e clara a respeito da importância da oração na vida cristã e uma série de outros questionamentos sobre a forma adequada de rezar. Para dialogar conosco sobre esse assunto convidamos Renan Félix, seminarista da Comunidade Canção Nova e um dos responsáveis pela implantação e divulgação do projeto “YouCat School” na região.
Ouça, na íntegra, o Podcast da Redação:
O seminarista acredita que a oração é o momento em que conversamos com Deus de maneira simples e confessamos todas as nossas alegrias, angústias e sofrimentos, pois é uma conversa entre amigos. Jesus nos conhece profundamente, desta maneira a oração se dá quando o nosso coração se direciona para Deus.
“Para mim, a oração é uma elevação do coração, um singelo olhar para o céu, um clamor de gratidão, o amor no meio da provação e da alegria” (Santa Teresinha do Menino Jesus).
Renan destaca que a oração acontece quando nossa vida está totalmente pautada por um diálogo com Deus. Ressaltando que existem instantes em que paramos para realizar um momento de oração e nos preparamos para isso com a ajuda de preces escritas e da Palavra de Deus, mas existem outras situações em que dialogamos com o Senhor em nosso coração.
“A oração é este encontro de dois corações que se amam acima de tudo. É o bate-papo de um Amigo com o outro que não tem muitas formalidades. Em meu relacionamento com Jesus, eu particularmente costumo brincar que, de vez em quando, nós brigamos com Deus porque não O entendemos. Mas tudo isso com a liberdade de quem sabe que não está falando com um Senhor que está longe e, sim, perto de nós, conhecendo a nossa realidade”, afirma o seminarista.
Rezar é dialogar com Deus sobre todas as coisas, pois Ele é o nosso grande, fiel e melhor Amigo. Por isso é preciso estreitar os laços com Jesus pela oração. Para aqueles jovens que possuem alguma dificuldade de orar e precisam dar o primeiro passo, a Igreja lançou o ‘YouCat Orações’. Este livro traz uma sequência de orações diárias para que a juventude possa crescer na fé que professam.
É importante que a juventude conheça os ensinamentos da Igreja e seja o fermento de um mundo melhor.
Saiba mais:

Comentários