21 de novembro, Jornada Pro Orantibus. O que é a vocação monástica?

2013-11-20 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – Quinta-feira, 21, memória litúrgica da Apresentação de Maria ao Templo, a Igreja celebra a Jornada Pro Orantibus, dedicada a todas as comunidades de clausura. O Papa Francisco, em comunhão com todos os fiéis, quer agradecer ao Senhor pelo dom da vida contemplativa e de modo especial, a todas as pessoas que respondem a este chamado vocacional. Neste sentido, visitará o Mosteiro de Santo Antonio Abade, no bairro do Aventino, em Roma.
Francisco será acolhido pela Abadessa, Irmã Michela Porcellato, e entrará na igreja onde estarão cerca 30 monjas da Comunidade. O Papa fará a oração das Vésperas com elas. Segundo a regra camaldulense, a oração dura 45 minutos. Em seguida, haverá um encontro informal e privado com toda a Comunidade.
Por coincidência, o dia 21 de novembro é o aniversário da entrada no mosteiro de Irmã Nazarena Crotta, última reclusa a viver dentro destes muros. Ela entrou naquele mosteiro em 21 de novembro de 1945 e dedicou toda a vida à oração e à penitência. Nutria-se apenas de pão e água, dormia em um banco de madeira sob um crucifixo e seu testemunho de santidade permanece como memória viva. As monjas oferecerão ao Santo Padre as Cartas que Irmã Nazarena escrevia a seu Padre espiritual, das quais emergem sua fé forte e sua vida dedicada à Igreja.
O que é a vocação monástica? Como se vive em clausura? Quem responde é a monja Escolástica Ottoni de Mattos, da Abadia Santa Maria, em São Paulo. Para ouvir, clique acima.
(CM)


Comentários