Papa em homilia: seguir Jesus é ter uma casa, é ter a Igreja

Santo Padre lembrou que Jesus nunca deixa o homem só pelo caminho. A Santa Igreja é uma casa para onde este pode voltar
Da Redação CN, com Rádio Vaticano
Papa em homilia: seguir Jesus é ter uma casa, a IgrejaSeguir Jesus não é “uma ideia”, mas um contínuo “permanecer em casa”, na Igreja, onde Cristo sempre traz alguém de volta, mesmo quem se afastou d’Ele. Esse foi o ensinamento do Papa Francisco, na Missa desta segunda-feira, 24, na Casa Santa Marta.
A reflexão partiu do Evangelho do dia, que relata o episódio em que Jesus livrou um menino de um espírito impuro. O cenário era de desordem, explicou o Papa, uma multidão rodeava o local, o pai do menino estava desesperado e pediu a ajuda de Jesus.
Dessa passagem, Francisco destacou o gesto piedoso de Jesus, que não só realizou a cura, mas se abaixou para erguer o menino que havia sido curado. “Jesus, quando cura, quando vai até o povo e cura uma pessoa, nunca a deixa sozinha. A cada um faz voltar ao seu lugar, não o deixa pelo caminho. São gestos belíssimos do Senhor!”.
O Papa lembrou que Jesus não veio do Céu sozinho, mas é Filho de um povo, é a promessa feita a um povo. Dessa forma, seus gestos ensinam que cada cura, cada perdão sempre fazem o ser humano voltar ao seu povo, que é a Igreja.
Francisco prosseguiu dizendo que Cristo sempre perdoa, e Seus gestos, às vezes, parecem revolucionários ou inexplicáveis, principalmente quando o Seu perdão se dirige àqueles que se afastaram d’Ele. Mas quando lhes perdoa, Jesus os faz voltar à casa, ressaltou o Papa.
“Assim, não se pode entender Jesus sem o povo de Deus. É um absurdo amar Cristo sem a Igreja, ouvi-Lo, mas não a Igreja; seguir Cristo à margem dela”, enfatizou Francisco, citando mais uma vez o Papa Paulo VI: “Cristo e a Igreja são unidos”.
Dessa forma, os gestos de ternura de Jesus fazem entender que a Doutrina Católica ou o “seguir Cristo” não é uma ideia, mas sim um contínuo “permanecer em casa”. E se, às vezes, acontece de alguém sair de casa por causa de um pecado, de um erro, a salvação é voltar para casa, com Jesus na Igreja.
“São gestos de ternura. Um a um, o Senhor nos chama, assim, para dentro de Sua família, a nossa mãe, a Santa Igreja. Pensemos nesses gestos de Jesus”.

Comentários