Governo boliviano e Igreja assinam acordo de cooperação

Rádio Vaticano


O governo de Evo Morales e a Igreja Católica assinaram nesta quinta-feira, 20, um acordo de cooperação em que o Estado reconhece o trabalho do episcopado boliviano e este se compromete a manter e melhorar as obras que realiza no país.

Assinado pelo Ministro de Relações Exteriores, David Choquehuanca Céspedes e pelo Cardeal Julio Terrazas Sandoval na cidade de Santa Cruz de la Sierra, o documento garante a continuidade dos acordos já existentes, reconhece os princípios de inclusão e desenvolvimento sustentável e o "vasto conteúdo da Doutrina Social da Igreja", afirma uma nota da Conferência Episcopal Bolviana, CEB.

No acordo, o Estado reconhece a obra social da Igreja Católica, a importância da dimensão religiosa na formação integral da pessoa e o direito da Igreja em administrar suas próprias obras.

Por sua vez, as autoridades eclesiásticas se comprometem em manter e melhorar sua atenção aos setores mais oprimidos, apoiar políticas sociais e informar periodicamente a população sobre seu trabalho.

O arcebispo de Santa Cruz agradeceu o governo, em nome de todas as pessoas beneficiadas pelas obras católicas e afirmou que o acordo não é um privilégio da Igreja, mas uma resposta às necessidades do povo.

Com efeito, o ministro destacou que o acordo garantirá a liberdade de culto e que a Igreja e o governo têm pontos de vista comuns no alcance do bem-estar e a libertação dos bolivianos.

David Choquehuanca Céspedes, 48 anos, é um ativista aimará, originário de uma pequena comunidade situada às margens do Lago Titicaca, e é chanceler da Bolívia desde 23 de janeiro de 2006, sendo o primeiro indígena no cargo de Ministro das Relações Exteriores.

Fonte: Canção Nova

Comentários