Pesquisar este blog

Instagram

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Círio de Nazaré deve reunir 2 milhões de pessoas em Belém

Da Redação, com Santuário de Nazaré


Faltam seis dias para o Círio de Nazaré, uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil. A cidade de Belém, no Pará, está concluindo os preparativos para a festa, que acontece no próximo domingo, 11, e deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas.

Realizado em Belém há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como aconteceu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. A procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias (quadra Nazarena).

Na procissão, a berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Nossa Senhora.

Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

No próximo sábado, 10, será realizada a romaria fluvial. Nessa ocasião, a imagem da santa será transportada de barco, entre Icoaraci e Belém - pela Baía do Guajará. O percurso pode levar até cinco horas para ser concluído.

Nenhum comentário:

Compartilhe



Postagens populares

Google Plus


Google+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...