Bispos vão publicar nota sobre eutanásia e preparar visita do Papa

Da Redação CN, com Ecclesia

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai publicar na próxima semana uma nota pastoral sobre “a eutanásia e o testamento vital”, durante a sua 173ª Assembleia Plenária. A reunião magna vai acontecer na Casa de Nossa Senhora das Dores, Santuário de Fátima, de 9 a 12 de novembro. Outros temas agendados para o encontro são a preparação da visita do Papa Bento XVI a Portugal, em maio de 2010, uma outra nota pastoral sobre a missão dos leigos na Igreja e no mundo e a apresentação dos Decretos-Lei que regulam a assistência espiritual e religiosa.

No último mês de junho, a CEP lamentou a “relativa pressa com que o assunto [eutanásia] de tanta relevância foi tratado, na Assembleia da República, com falta de participação prévia da sociedade civil". O programa do governo, que começou a ser discutido nesta quinta-feira, 4, na Assembleia, retomará as iniciativas para a promoção dos direitos dos doentes, sobretudo o direito ao consentimento informado, incluindo o testamento vital*.

"Se isto significar uma porta aberta à eutanásia e avançar numa legislação rumo à eutanásia, nós nos pronunciaremos", indicava a CEP, na sua última assembleia.

Para os bispos portugueses, a prioridade é lutar contra o que pode representar uma cultura da morte e promover a cultura da vida e da solidariedade. "Importa proporcionar a quem se encontra numa situação de particular enfermidade ou na fase terminal da vida, toda a solicitude fraterna e a ajuda nos cuidados paliativos e da terapia da dor", defendem os bispos.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

* Documento em que consta uma declaração antecipada de vontade, que alguém pode assinar quando se encontra numa situação de lucidez mental para que a sua vontade, então declarada, seja levada em linha de conta quando, em virtude de uma doença, já não lhe seja possível exprimir livre e conscientemente a sua vontade (Fonte: Ecclesia).

Comentários