Documento sobre anglicanos pode ser finalizado até novembro

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Santa Sé divulgou uma nota em que esclareceu que o atraso na publicação da Constituição Apostólica sobre os anglicanos que desejarem entrar em plena comunhão com a Igreja Católica é devido a razões técnicas e não a desacordos sobre a questão do celibato, conforme foi veiculado por algumas fontes jornalísticas. De acordo com a nota, a redação definitiva do texto será feita até a primeira semana de novembro para assegurar a coerência da linguagem canônica.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, que assinou o texto publicado no último sábado, 31, destacou as declarações do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada sobre o documento. Segundo as normas da Constituição Apostólica, os novos "Ordinários Pessoais" para os anglicanos poderão admitir ao sacerdócio somente homens não casados. No que se refere aos ex-ministros anglicanos casados, a sua admissão ao sacerdócio será decidida caso por caso, como já prevê a normativa canônica.

Cardeal William Levada ressalta ainda que, com relação aos futuros seminaristas, foi considerado de modo "puramente hipotético" se poderão ou não existir alguns casos em que a dispensa à regra do celibato poderá ser solicitada. Por isso, os critérios objetivos para cada um desses possíveis casos (por exemplo, seminaristas casados que já estão se formando) deverão ser desenvolvidos em conjunto pelo Ordinário Pessoal e pela Conferência Episcopal do país de origem, apresentados à Santa Sé para a aprovação.

Leia mais
.:
Anglicanos agradecem ao Papa pelo acolhimento da Igreja Católica
.: Sínodo da Igreja Anglicana discute relações com Igreja Católica
.: Vaticano pede comunhão entre anglicanos e Igreja Católica

Comentários