Papa recorda visita ao Santuário de Aparecida

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI recebeu, na manhã deste sábado, 14, no Vaticano, os bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo). Após recordar sua visita ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, em maio de 2007, o Papa fez votos de que a semente lançada durante a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe possa dar verdadeiros frutos para o "bem espiritual e também social" do continente, do Brasil e do estado de São Paulo.

.: Confira a íntegra do discurso

A seguir, o Papa concentrou seu discurso sobre a importância da formação da consciência humana para "realizar o verdadeiro bem do homem". Segundo o Pontífice, uma vida social autêntica tem início na consciência de cada um.

Bento XVI convocou os bispos para que despertem a consciência do povo de Deus e reúnam "as vontades num mutirão contra a crescente onda de violência e menosprezo do ser humano".

O Papa destacou ainda como o ser humano passou a ser visto como mero produto humano. Citando sua Encíclica Caritas in veritate, ele recordou que as descobertas científicas nem sempre respeitam a vida do homem, desde a concepção até sua morte natural.

Por fim, o Santo Padre exortou os bispos a não desanimarem no "apelo à consciência" e que não ressaltem apenas as "carências e perigos" do mundo atual, mas que levem sempre a esperança e a confiança em Jesus Cristo. "Nunca podemos desanimar no nosso apelo à consciência. Não seríamos seguidores fiéis do nosso Divino Mestre, se não soubéssemos em todas as situações, mesmo nas mais árduas, levar a nossa esperança para além do que se pode esperar", ressaltou Bento XVI.

Comentários