Encontro é motivo de esperança para católicos vietnamitas

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI recebeu nesta sexta-feira, 11, o presidente da República Socialista do Vietnã, Nguyen Minh-Triet. Este é o primeiro encontro entre o presidente vietnamita e o Santo Padre.

Em um comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, o Vaticano expressa sua satisfação com a visita. "Um passo significativo para o avanço das relações bilaterais com o Vietnã e desejou que as questões pendentes possam ser resolvidas o mais depressa possível".

A nota ainda especifica que as conversas cordiais "permitiram tocar algumas questões relativas à cooperação entre a Igreja e o Estado", especialmente à luz da mensagem enviada pelo Santo Padre à Igreja no Vietnã por ocasião da abertura do Ano Jubilar.

De acordo com o presidente da Conferência Episcopal Vietnamita, Dom Pierre Nguyen Van Nhon, se trata de um evento que "enche de esperança" o coração dos católicos do país, que abrirá novas perspectivas para o Vietnã e para a Igreja Católica.

"Estamos conscientes de que a Boa Nova foi semeada pelos missionários nos séculos passados e que a nossa Igreja nasceu do sangue dos nossos antigos mártires. Hoje queremos ser dignos da graça das nossas origens", afirmou Dom Pierre.

Por isso, acrescentou o prelado, o desejo é que o encontro ressalte que a Igreja não pretende, de modo algum, substituir-se aos responsáveis governamentais. "Desejamos somente, em espírito de diálogo e colaboração respeitosa, poder dar uma justa contribuição à vida do país, a serviço de todo o povo", declarou Dom Pierre.

Comentários