Morte, juízo final, Fim do mundo... Como entender?

A maioria dos cristãos, ou melhor, todas as pessoas têm medo de morrer. Isso é normal. Porém, alguns cristãos, além de medo normal, desenvolveram um medo motivado pela religião, aquilo que chamamos de medo religioso da morte.


Foi feita uma pesquisa na qual constatou-se que a maioria dos cristãos tem medo da morte, do além. Constatou-se, também, que muitos cristãos possuem a imagem de um Deus punidor; a pesquisa revelou também que há um medo de se terminar a vida num fracasso total, naquilo que se convencionou chamar de inferno. Isso é resultado de uma catequese, desenvolvida através dos séculos, que sempre colocou a possibilidade do inferno e suas conseqüências em destaque.

Desta maneira, o medo de ir para o inferno após a morte vem atormentando gerações de cristãos, inculcando em nossos inconscientes esse medo da morte.

O que é escatologia?

A escatologia é um dos centros da religião cristã. A mensagem cristã tem um aspecto escatológico em que afirma que há uma grande esperança, revelada a nós por Jesus Cristo de que nossa vida não acaba, não se aniquila com a morte. Mas de que Deus vai nos ressuscitar dos mortos, assim como fez com Jesus. Seremos, então, participantes da plenitude por Deus para nós desde toda eternidade. Essa é a nossa esperança, a base de nossa fé.

Pode-se dizer como vai ser a vida após a morte?

Sim, podemos. A partir dos pressupostos teológicos, cuja a base é o Deus da vida. Podemos dizer que a vida depois da morte é uma vida em plenitude, ou seja, a pessoa transfigurada realizará todas as suas potencialidades que nunca pôde ou poderá realizar na terra. Isso acontecerá pressupondo que a pessoa dirá sim ao projeto de Deus, porque já a possibilidade de se negar a Deus e seu projeto.

Como podemos entender o juízo final e o juízo particular? São dois juízos?

É importante ressaltar que na eternidade o conceito tempo que nós temos não existe mais. A idéia de que entre o juízo particular e o juízo final existia um tempo a ser transcorrido é uma maneira deficiente de se pensar. Na eternidade tempo não existe, então para a pessoa que morre acontece aquilo que nós chamamos de juízo particular. Porém, no momento de sua morte a pessoa sai de sua ligação com o tempo. Como o tempo já não existe mais, isto significa que no mesmo momento a pessoa vive também aquilo que nós chamamos de juízo final.

Quais são os critérios de Deus para o juízo final e para o juízo particular?

Os critérios para o juízo particular e final nós os temos em um texto claro e definido, que os cristão conseguiram esquecer com o passar do tempo, que é o texto de Mateus 25: ´Eu estive com fome e você me deu de comer, estive com sede...´ e assim por diante. Portanto, o critério último de Deus é a nossa maneira de como nos relacionamos com nossos irmãos e irmãs.

Haverá o fim do mundo como prega o Apocalipse?

Este é um dos grandes medos que as pessoas têm. Podemos dizer que o fim do mundo, a última finalidade deste mundo é o Reino de Deus, a plenificação deste mundo, numa situação em que Deus reina, aquilo que o Padre Teilhard de Chardin, um grande antropólogo e filósofo do século passado chama de Cristificação do cosmo. A finalidade última do mundo é esta e não a sua destruição.

(Adaptação da entrevista feita ao filósofo e teólogo Renold J. Blank - Revista Mensageiro de Santo Antônio, n.º 10. Ano XLII)

Comentários