Primeira casa da época de Jesus é encontrada em Nazaré

Reuters

Foram encontrados em Nazaré, Israel, resquícios de uma casa construída na época de Jesus, a primeira descoberta do tipo feita no lugar onde Cristo passou sua infância, anunciou nesta segunda-feira, 21, a Autoridade de Antiguidades de Israel.

Arqueólogos não traçaram uma ligação direta entre a casa em Nazaré e Jesus.

Muitos fiéis cristãos acreditam que quando a mãe de Jesus, Maria, era criança, viveu numa caverna sobre a qual hoje fica a imponente Igreja da Anunciação, em Nazaré.

Yardenna Alexandre, que comandou a escavação perto da igreja, disse que ela expôs as paredes de uma casa do século 1 composta de dois cômodos e um pátio.

"A descoberta tem enorme importância porque revela pela primeira vez uma casa do vilarejo judaico de Nazaré", disse Alexandre em comunicado divulgado pela Autoridade de Antiguidades.

"A construção que encontramos é pequena e modesta. É provável que seja típica das moradias de Nazaré daquela época", disse a arqueóloga.

"Até agora já tinham sido encontrados vários túmulos em Nazaré do tempo de Jesus, mas não tinham sido descobertos resquícios de um assentamento na região atribuídos a essa época".

Yardenna descreveu Nazaré, hoje a maior cidade árabe de Israel, com cerca de 65 mil habitantes, como um "pequeno vilarejo" no tempo de Jesus.

Comentários