Bento XVI visita cardeal que sofreu queda em Missa do Galo

Da Redação CN, com Ansalatina

O Papa Bento XVI visitou na tarde deste sábado, 9, o Cardeal francês Roger Etchegaray, que está internado em um hospital de Roma após ter sofrido uma queda no tumulto ocorrido pouco antes da Missa do Galo, na noite de Natal.

Dom Etchegaray, 87 anos, fraturou o fêmur e teve de passar por cirurgia. Seu quadro clínico é estável e ele deve receber alta nos próximos dias.

Em 24 de dezembro, a suíço-italiana Susanna Maiolo, de 25 anos, conseguiu pular a divisória que isolava o espaço destinado ao público na Basílica de São Pedro e avançou na direção do Papa, que também caiu.

Bento XVI, no entanto, nada sofreu. Ele se reergueu rapidamente, socorrido por auxiliares, e presidiu a Missa em seguida. Dom Etchegaray foi levado a um pronto-socorro.

Ainda na manhã de ontem, o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, contou que também foi ao Hospital Gemelli, onde o cardeal francês está internado. Segundo ele, o paciente está "em plena forma".

Susanna Maiolo, que vive na Suíça e foi a Roma para assistir à Missa do Galo, tem um histórico de distúrbios mentais e em 2008 havia tentado uma ação similar, mas sem sucesso.

Após ser detida, ela foi encaminhada a um hospital e posteriormente a um centro médico situado em Subiaco, cidade próxima de Roma. Lá, foi submetida a duas semanas de tratamento e estava previsto que deixaria o local neste sábado.

Comentários