"Jesus no Litoral" evangeliza em cinco estados brasileiros

Leonardo Meira
Da Redação CN


O verão pode reservar mais que sol a pino, mar e descanso.

Para muitos banhistas de cinco estados brasileiros (Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná), a estação mais quente do ano é oportunidade de ter uma experiência pessoal com Deus.

Desde 2005, o projeto Jesus no Litoral (JNL) reúne jovens para dias de missão à beira-mar. O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) é responsável por organizar a iniciativa.

"O JNL existe e foi pensado para ir em busca, principalmente, dos católicos que estão afastados e, também, levar as pessoas a ter uma experiência com o amor de Deus", explica o coordenador da quarta edição do projeto no Rio Grande do Sul, José Luís Mota Pinto.

A missão aconteceu na praia de Capão da Canoa desde 26 de dezembro de 2009 até o último domingo, 3 de janeiro. Ao todo, foram 110 missionários, incluindo representantes do Tocantins, Paraíba e 15 argentinos de diversas províncias daquele país.

Além de evangelização direta, com o anúncio do kerygma (palavra grega que significa primeiro anúncio do Evangelho), uma intensa programação de atividades busca tornar mais eficaz o anúncio do Evangelho.

Em terras gaúchas, são várias frentes de atuação: ginástica com Cristo (cristofitness), massagens terapêuticas, verificação de pressão arterial, pracinha para crianças, teatro e música. Um grande destaque é para os shows de evangelização no centro da cidade.

.: Veja mais fotos do JNL/RS

Continuidade

O Bispo da Diocese de Osório (RS), Dom Jaime Pedro Kohl, em que se localiza a praia de Capão da Canoa, acredita que o Projeto é uma ação que torna visível a ação da Igreja e é um desafio importante para os jovens.
"A evangelização não é fácil, é bastante exigente. Não pode ser um trabalho de superfície. Para que seja eficaz, profunda e aproxime as pessoas de Jesus, é preciso um caminho longo, que seja continuado nas comunidades e paróquias", explica.

O padre Dalvino Dalmollin Júnior assessorou os jovens missionários durante os nove dias de Projeto. Ele acredita que o JNL ajuda a mostrar o rosto da Igreja, que não permanece fechada em si mesma.

"A atitude de ir ao encontro das pessoas é próprio das primeiras comunidades cristãs. Estamos resgatando, reassumindo algo que faz parte da nossa própria identidade católica".


Experiência dos missionários

Mesmo quem participa do JNL há várias edições destaca que a experiência se renova a cada ano.

"Esse projeto foi simplesmente indescritível. Mesmo já participando há alguns anos, posso dizer que a ação de Deus neste lugar foi transformadora e superou todos os nossos medos e anseios. A onda do espírito foi lançada", salienta o estudante André Weber, da cidade de Rio Grande (RS).

Para os jovens argentinos Luis Reynoso e Natalia Alzugaray, de Entre Rios, o que mais chamou a atenção foi a evangelização no contato direto com as pessoas. "O Senhor manifestou sua grandeza nos olhos das pessoas que viam tantos jovens cantando e louvando ao Senhor. Que este projeto siga crescendo e se estenda em toda a América Latina".


JNL em outros estados

A missão também acontece em outros estados brasileiros. Acesse os links a seguir e saiba como foi o Projeto em diversos lugares do país.

Paraná - é o Estado pioneiro no JNL. Por lá, o Projeto chega à sétima edição, com 500 evangelizadores, nas praias de Caiobá, Matinhos, Paranaguá e Guaratuba. As atividades acontecem entre 27/12/2009 e 05/01. Saiba mais clicando aqui.

Rio de Janeiro - é a primeira edição. O projeto será realizado na praia da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. As atividades acontecem entre 14 e 17/01. Saiba mais clicando aqui.

São Paulo - é a primeira edição. O projeto será realizado na praia de Pitangueiras, cidade de Guarujá. As atividades acontecem entre 09 e 17/01/2010. Saiba mais clicando aqui.

Santa Catarina - é a primeira edição. O projeto foi realizado no Balneário Piçarras, com cerca de 200 missionários. As atividades aconteceram entre 30/12/2009 e 04/01. Saiba mais clicando aqui.

Rio Grande do Sul - é o quarto ano que os gaúchos participam do projeto. Neste ano, foram cerca de 110 missionários, na praia de Capão da Canoa. As atividades aconteceram entre 26/12/2009 e 03/01. Saiba mais clicando aqui.


Veja como foi o dia 31/12 no Projeto JNL, no Paraná, com a equipe do programa Revolução Jesus



Comentários