Congresso Americano Missionário acontece na Venezuela, em 2013

Imprensa Missionária, com informações das POM

O 4º Congresso Missionário Americano e o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 - Comla 9) acontecerão entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2013 na cidade de Maracaibo, na Venezuela.

O tema do CAM 4 - Comla 9 será definido com base nos desafios da Missão evangelizadora no mundo pluricultural e secularizado. O último Congresso foi realizado em 2008, em Quito, Equador.

Visando a preparação do Congresso, os diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do continente Americano, reunidos entre os dias 14 e 21 de março em Orlando (USA), programaram dois simpósios: um para janeiro de 2011, na Venezuela, e outro para janeiro de 2012, no Panamá.

Participaram da reunião, além dos 23 diretores Nacionais do Continente, o secretário-geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Timothy Lehane, SVD, e o Bispo Auxiliar de Maracaibo, Dom Osvaldo Azuaje, que será o secretário-geral do CAM 4 - Comla 9.

Um instrumento de trabalho já foi enviado aos diretores nacionais das POM para estudo e contribuições.

Segundo o diretor das POM no Brasil, padre Daniel Lagni, outros temas tratados na reunião foram: o Ano de Paulina Jaricot (Lyon, França, 1799-1862), fundadora da Obra da Propagação da Fé; a Missão Continental; a situação do Haiti após o terremoto e a partilha de experiências missionárias.

As reuniões anuais dos diretores Nacionais das POM no Continente Americano ocorrem desde 2005, com o objetivo de partilhar as atividades em curso nos vários países e planejar estratégias comuns na articulação da Missão "ad gentes". A próxima reunião será em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, entre os dias 14 e 18 de março de 2011.

Comentários