Papa vai venerar o Santo Sudário em maio

Rádio Vaticano

O Arcebispo de Turim, Cardeal Severino Poletto, apresentou na manhã desta quinta-feira,25, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a exposição do Santo Sudário que acontecerá em Turim (norte da Itália) de 10 de abril a 23 de maio, com o tema: “Passio Christi, passio hominis” (Paixão de Cristo, paixão do homem). O Papa Bento XVI visitará a cidade por ocasião da apresentação ao público do Sudário no dia 2 de maio.

O Cardeal assinalou que "esta é a primeira apresentação ao público no novo milênio" e já reservaram seu lugar para o evento cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas de todo o mundo, que poderão contemplar o Santo Sudário "cuja visibilidade melhorou, graças às obras de conservação feitas no ano 2002".

O purpurado disse que Bento XVI estará em Turim no dia 2 de maio e "venerará o Santo Sudário como já o fez seu predecessor João Paulo II em 24 de maio de 1998 e celebrará a Santa Missa na Praça São Carlos".

Fazendo alusão ao tema da apresentação ao público do Sudário exibição, o Arcebispo afirmou que a mesma "trata de sublinhar a forte união entre a imagem do Sudário, impressionante testemunho da Paixão, e os múltiplos sofrimentos dos homens e das mulheres de hoje, para que encontrem no Santo Sudário uma referência de fé segura que conduz à misericórdia de Deus e ao serviço aos irmãos".

O Cardeal explicou que quatro mil voluntários se ocuparão de todos os serviços de acolhida aos peregrinos.

Além de iniciativas culturais, como conferências do Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, e do Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Arcebispo Gianfranco Ravasi, entre outros, está prevista a visita de representantes do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e do Patriarcado de Moscou.

Comentários