Segundo ano da morte de Chiara Lubich é celebrado neste domingo

Rádio Vaticano

Encontros abertos aos jovens, momentos ecumênicos, manifestações inter-religiosas e culturais. Dos Estados Unidos à Austrália, estão se multiplicando, de modo espontâneo, em todos os continentes as mais variadas iniciativas para recordar o segundo aniversário da morte de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.

Chiara faleceu no dia 14 de março de 2008 em Rocca di Papa. “A intenção – lê-se em uma nota do Movimento – é divulgar a sua herança no atual momento de crise global e de busca do novo”.

Estão previstos momentos ecumênicos em Moscou e em Bucareste e inter-religiosos em Hong Kong e Jerusalém. Sobre o Monte Sião, onde a tradição diz que Jesus teria pregado pela unidade, cristãos, judeus e muçulmanos participarão de uma cerimônia onde serão dedicadas a Chiara 8 árvores de oliveira.

Numerosas as manifestações culturais: em Roma e em Milão, as prefeituras hospedarão dois encontros com a presença de autoridades religiosas e políticas, com o título, respectivamente “Sementes de fraternidade para um mundo mais unido” e “Chiara Lubich: uma vida pela unidade”.

Muitas serão também as missas celebradas por bispos em todo o mundo. Para citar algumas: Santo Domingo (República Dominicana), Hong Kong, Melbourne (Austrália), Salvador da Bahia e Aracaju (Brasil), em Iringa (Tanzânia), Montreal (Canadá). Nos Estados Unidos, a Missa será celebrada pelo Observador permanente da Santa Sé junto à ONU, o Arcebispo Dom Celestino Migliore.

Comentários