EVANGELHO QUOTIDIANO
Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
Terça-feira, dia 06 de Abril de 2010
3ª-FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA
Hoje a Igreja celebra : S. Celestino I, papa, +432, S. Marcelino de Cartago, pai de família, mártir, +411
Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : «Subo para o Meu Pai, que é vosso Pai»
Livro dos Actos dos Apóstolos 2,36-41.
Saiba toda a casa de Israel, com absoluta certeza, que Deus estabeleceu como Senhor e Messias a esse Jesus por vós crucificado.» Ouvindo estas palavras, ficaram emocionados até ao fundo do coração e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?» Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um o baptismo em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos seus pecados; recebereis, então, o dom do Espírito Santo. Na verdade, a promessa de Deus é para vós, para os vossos filhos, assim como para todos os que estão longe: para todos os que o Senhor nosso Deus quiser chamar.» Com estas e muitas outras palavras, Pedro exortava-os e dizia-lhes: «Afastai-vos desta geração perversa.» Os que aceitaram a sua palavra receberam o baptismo e, naquele dia, juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas.
Evangelho segundo S. João 20,11-18.
Maria estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?» E ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.» Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele. E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.» Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'» Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito.
Da Bíblia Sagrada
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
1º sermão para a Quinta-Feira Santa, Morin Guelferbytanus 13; PLS 2, 572 (a partir da trad. coll. Icthus, vol. 10, p. 221)
«Não Me detenhas, pois ainda não subi para o Pai». Que quer isto dizer? Que tocamos melhor a Jesus através fé do que através da carne. Tocar Cristo pela fé é tocá-Lo com toda a verdade. Assim foi com a mulher que sofria de perdas de sangue: aproximou-se de Cristo, cheia de fé, e tocou-Lhe no manto. [...] E o Senhor, comprimido embora pelas multidões, só foi tocado por essa mulher [...], porque ela acreditou (Mc 5, 25ss.).
Hoje, meus irmãos, Jesus está no céu. Quando habitava entre os Seus discípulos, estava revestido duma carne visível e tinha um corpo palpável, víamo-Lo, tocávamos-Lhe. Mas hoje, que está sentado à direita do Pai, quem de entre nós Lhe pode tocar? E, no entanto, infelizes de nós se não Lhe tocarmos. Nós, os que acreditamos, tocamos-Lhe. Ele está no céu, está longe, e as distâncias que O separam de nós não são mensuráveis. Mas crê e tocar-Lhe-ás. Que digo eu? Tocar-Lhe-ás? Se creres, terás junto a ti Aquele em Quem crês. [...]
Quereis saber como é que Maria Lhe queria tocar? Ela procurava-O morto e não acreditava que Ele havia de ressuscitar: «Levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram» (Jo 20, 2). Chora por um homem. [...] «Não Me detenhas, pois ainda não subi para o Pai». Se Me tocares antes de Eu ir para o Pai, não verás em Mim senão um homem. Que te dá essa fé? Deixa-Me subir para o Pai. Nunca O deixei, mas subirei até Ele por ti, se acreditares que sou igual do Pai». Nosso Senhor Jesus Cristo não deixou o Seu Pai quando desceu de junto d'Ele. E, quando voltou a subir de junto de nós, também não nos abandonou. Porque, no momento de subir e de Se sentar à direita do Pai, lá no alto, disse aos Seus discípulos: «Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20).
Comentários