Igreja não é contra a ciência, diz especialista

Leonardo Meira
Da Redação CN


"A ciência avança numa velocidade galopante e se recorrer aos princípios éticos, biomédicos, morais e religiosos para fazer uma reflexão a respeito. Em hipótese nenhuma a Igreja é contra a ciência; ambas comungam de discussões, falas. O que precisamos é, na medida em que a ciência avança - e isso deve ser incentivado -, ter a oportunidade de fazer reflexões antes de serem tomadas decisões sobre leis que, muitas vezes, podem ferir valores essenciais da vida humana".

É o que destaca o coordenador do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida de Belo Horizonte (MG) e pós-doutor em Reprodução Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Paulo Franco Taitson.

Acesse
.: OUÇA a entrevista com o professor Paulo Taitson

O Conselho existe na capital mineira há cerca de dois anos e é integrado por consultores e peritos com o intuito de debater e discutir, no âmbito da Saúde e do Direito, os valores da vida humana.

"Para que seja entendido que o embrião é vida humana e que a morte deve ser sempre recebida como algo digno e respeitoso às condições o ser humano; quando houver interferência, que seja sempre em prol do paciente e buscando a valorização do ser humano", complementa.

Taitson é um entusiasta de que mais dioceses adotem a ideia lançada pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, formando um grupo estruturado por profissionais das áreas de Biologia, Medicina, Farmácia, Direito e Teologia para fundamentar, em conjunto, a discussão dos valores da vida humana.

"Nossas discussões estão fundamentadas na saúde, em conceitos científicos, com marcos teóricos muito bem fundamentados", explica o professor. Um exemplo é a questão dos projetos que preveem a aprovação irrestrita do aborto em casos de anencefalia (quando a criança nasce sem cérebro). Taitson conta que integrantes do Conselho foram recebidos em audiência pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que ficaram impressionados porque os conceitos pró-vida não discutem valores da religião, mas da saúde do embrião, da vida humana.

"Queremos que nossa fala científica, a base jurídica, possa contribuir com a discussão daquelas pessoas que darão o ponto final destes novos marcos legislativos no Brasil", assegura.


Senso comum

Em meio a discussões delicadas, como o direito de morrer, clonagem humana, doação de órgãos, identidade de gênero (preceito que afirma que o sexo é uma construção social, não um dado biológico), uma das frentes de atuação do Conselho é na formação do senso comum. O professor Taitson explica:

"No meio jurídico, sempre há aquele fala de que antes de haver a lei, há o senso comum. O Conselho busca instruir ao máximo cada cristão acerca desses "novos" ora propostos, com seus pontos positivos e negativos. Aí sim nós vamos um gerar meio de discussão mais salutar e uma sociedade mais consciente de determinados valores".

Nesse sentido, o coordenador do Conselho explicita que cada pessoa deve fazer sua parte.

"Numa sociedade plural, muitas vezes, a omissão dos bons acaba no favorecimento do surgir de pessoas com tendências que não são adequadas, até certo ponto nem escrupulosas. Há aí uma chamada importante para que cada cristão participe ativamente na sociedade, no conhecimento e estudo desses valores cristãos que estão sempre alicerçados em valores científicos. O cristão tem um papel importante, não somente a instituição Igreja", finaliza.

Comentários