Papa em Malta: cristãos devem valorizar a riqueza da fé

Leonardo Meira
Da Redação CN

Ao concluir a ampla programação da viagem apostólica a Malta, Bento XVI encorajou o povo do país europeu a reconhecer e valorizar a própria identidade espiritual, durante a cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Malta, em Luqa, às 18h40min (hora local).

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Discurso do Papa na despedida a Malta
.: Telegrama papal ao presidente italiano no retorno de Malta
.: Programa da viagem a Malta
.: Papa viaja para Malta em abril: saiba mais sobre a Igreja no país


"Sede um exemplo, aqui ou em outros lugares, de uma vida cristã dinâmica. Sintai-vos orgulhosos de vossa vocação cristã e mantenhais com esmero vossa herança religiosa e cultural. Olhai para o futuro com esperança, com profundo respeito pela criação de Deus, com reverência pela vida humana e grande estima pelo matrimônio e a integridade da família", disse.

Ao indicar que o Evangelho pregado por São Paulo moldou a identidade, nacional o Pontífice indicou que é preciso assumir a respondabilidade de pregar o Evangelho e oferecer uma visão clara da dignidade da vida humana. "Nunca deixeis que vossa verdadeira identidade seja comprometida pela indiferença ou pelo relativismo", exclamou.

Devido à posição e formato geográfico (ilha), Malta recebe muitos imigrantes que fogem de situações de violência ou buscam melhores condições de vida. O Papa salientou que é consciente das dificuldades que podem surgir do acolhimento de muitas pessoas; no entanto, afirmou: "Ao mesmo tempo, confio também que, tendo em conta suas raízes cristãs e sua ampla e reconhecida história de acolhida dos estrangeiros, Malta tratará, com a ajuda de outros Estados e Organizações Internacionais, de socorrer aos que chegam e assegurar que seus direitos sejam respeitados".

Por fim, Bento XVI ressaltou a unidade, solidariedade e respeito recíproco como valores que, inspirados na fé católica, "são a bússola que vos guia na busca de um autêntico desenvolvimento integral. O tesouro do ensinamento social da Igreja inspirará e orientará esses esforços".


Retorno à Itália

Ao adentrar no espaço aéreo italiano, Bento XVI enviou um telegrama ao presidente Giorgio Napolitano. "Pude encontrar e confirmar na fé a comunidade cristã rica de fervor espiritual, enquanto agradeço a Deus por esta renovada experiência de comunhão eclesial"
, salientou o Pontífice, destinando orações pela concórdia e bem de toda a nação italiana.

Comentários