Relatório aponta desafios enfrentados por sacerdotes no mundo

Da Redação CN, com ACI Digital

 A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) acaba de lançar um relatório sobre as dificuldades por que passam milhares de sacerdotes em todo o mundo devido ao cumprimento da sua missão religiosa e social.

.: NA ÍNTEGRA: Relatório da AIS
No marco do Ano Sacerdotal, a AIS quis colocar-se ao lado dos padres, particularmente dos mais necessitados, acreditando no seu trabalho e rezando por eles, ajudando-os em suas necessidades materiais.

Ao afirmar sobre os trabalhos dos sacerdotes no mundo, especialmente naquelas regiões de mais escassos recursos, bem como as dificuldades que os religiosos encontram, o relatório da AIS indica que "muitos destes sacerdotes dão a sua própria vida pelos outros, ao serviço do bem comum, ajudando os mais pobres e desfavorecidos, promovendo a educação e o desenvolvimento integral das pessoas. Só em 2009, trinta sacerdotes morreram ao serviço da Igreja".

A Fundação AIS nasceu concretamente como obra de apoio aos sacerdotes e faz dessa preocupação uma prioridade, com ajuda de subsistência, formação de seminaristas e formação contínua de padres, apoio ao trabalho pastoral, oferta de meios de transporte, construção das capelas, igrejas, seminários e casas paroquiais, difusão de bíblias e material catequético, entre outros.

A AIS também continua a promover uma campanha de adoção de padres através da oração. "Todos os padres do Haiti foram apadrinhados pelos benfeitores portugueses da Fundação AIS, mas também muitos padres da Nigéria, de Moçambique, da Uganda e de tantas outras partes do mundo", assinala a Fundação.

Como parte da mesma campanha, a AIS lançará um terço sacerdotal, abençoado pelo Papa Bento XVI, juntamente com o livro "Pensamentos sobre o Sacerdócio", compêndio de reflexões do Pontífice.

Comentários