Jornal do Vaticano comenta descoberta da célula sintética

Da Redação CN, com L'Osservatore Romano

O jornal Vaticano L'Osservatore Romano divulgou nesta sexta-feira, 21, um artigo comentando a criação de uma célula sintética, nos Estados Unidos.

Segundo o especialista Carlo Bellieni a pesquisa anunciada nesta quinta-feira apresenta um "resultado interessante", mas que deve ser analisado com cuidado e ter regras na utilização, principalmente no que toca a vida humana.

O especialista destacou que a criação foi "um trabalho de engenharia genética de alto nível", no entanto, apesar do "DNA ser um grande motor, não é vida".

O artigo destaca ainda que "a engenharia genética pode fazer o bem, basta pensar nas possibilidades de curar as doenças cromossômicas". E aponta que o caminho é "unir a coragem à cautela" e respeitar a sacralidade da Vida, dom de Deus.

A descoberta foi a criação de uma bactéria, em laboratório, a partir de um código genético artificial.

O presidente americano, Barack Obama disse hoje, em um discurso, que deseja garantir que os Estados Unidos colham os benefícios dessa pesquisa científica e ao mesmo tempo identifiquem os limites éticos e diminuam os riscos.

Obama pediu aos assessores especializados que façam um relatório sobre a descoberta. A comissão deve considerar o potencial médico, ambiental e outros benefícios, assim como os riscos para a saúde e a segurança.

Comentários