Novena ao Espírito Santo - Terceiro dia

Oração Preparatória para todos os dias:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruís os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e possamos gozar sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.

Terceiro dia
1o. Ponto: Dando-me ao serviço de Deus, eu quisera sentir somente doçura e consolações. Que cegueira!... Ignoro eu que esta vida não é para gozar-se... Agora é o tempo do combate e da prova...
Pois bem: consola-te, minha alma; podes, sim, procurar consolações. Mas não as peças ao mundo. Suas promessas são falazes e suas consolações torpes e passageiras. O demônio e o pecado também nos apresentam sua taça de prazeres, mas um veneno sutil está escondido no fundo do cálice, exteriormente tão delicioso... Quantas lágrimas eternas a ilusão de um instante nos fará derramar!... Só o Espírito Santo pode dar-nos verdadeiras consolações, e as dá àqueles que renunciam com generosidade aos prazers e aos gozos que lhe oferecem o mundo e o pecado... Não aspiremos mais tão falsas consolações; não nos deixemos seduzir por enganadoras promessas!
2o. Ponto: Muitos são os que querem entrar em meu coração para nele estabelecer morada: o demônio, o vício, o mundo e o Espírito Santo.
Todos dizem: "Filho, dá-me teu coração!" Quem terá minha preferência?... Não há que hesitar... Ah! ó divino Espírito Santo, vós sereis o hóspede amável, o hóspede caro ao meu coração... Os outros, para serem recebidos, fazem mil promessas lisongeiras; mas apenas entram num coração, se transformam em cruéis tiranos para torturá-lo com angústias, remorsos e temores. Já não temos feito a triste experiência?
Ah! longe tudo quanto não é de Deus; ao Espírito Santo ofereçamos nossos pobres corações para que neles estabeleça sua morada.
Ó Deus de minha alma, vós sois a minha herança para sempre!
3o. Ponto: Quanto é doce e suave nos calores do verão, o sopro ligeiro da brisa!...
Eis a fraca imagem do que experimenta a alma quando o Espírito Santo se digna visitá-la com esse sopro divino que a Sagrada Escritura chama de murmúrio dum brando zéfiro. Mas talvez nada compreendamos dessas delícias espirituais. Talvez mesmo pareçam quimeras!
Pois bem!... Façamos hoje o que fazem as almas santas que as têm experimentado. Pensmos seriamente na recepção que desejamos fazer ao Espírito Santo. Talvez chegue hoje o momento em que compreendamos e sintamos quanto o Senhor é amável!...
Terceiro Exame: 2. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A preguiça
1- Ao acordar-me pela manhã ou durante a noite, sou pontual em elevar meu coração a Deus por meio de alguma oração?...
2- Sou exato no fazer minhas coisas espirituais?...
3- Quando sou mais fortemente tentado, ou quando tenho a desgraça de cair no pecado, não desanimo e não deixo meus deveres de piedade, aos quais deveria recorrer com mais rigor?...
PROPÓSITO: Nas principais orações do dia, renovarei a intenção reta e pura de fazer em tudo a vontade de Deus, e lembrar-me-ei amiúde de sua presença.
Jaculatória:
Senhor, para vós, em vossa presença e por vós!
[ Orações ao Espírito Santo, para complementar a novena ]

Comentários