Padres se dedicam a educação e a saúde de pessoas carentes

Pedro Teixeira
Canção Nova Notícias

Espiritualidade, boa vontade e zelo podem transformar a Saúde e a Educação no Brasil. Na última reportagem da série "Sacerdotes para Sempre", o repórter Pedro Teixeira mostra o exemplo de dois sacerdotes que dedicam suas vidas a educação e a pastoral da saúde.

Assista à reportagem



Passos cansados! Padre Ernesto carrega sobre os ombros o fardo de 90 anos de idade, 75 deles dedicados ao sacerdócio. Quando o padre de origem eslovena chegou ao Brasil para ser professor, numa faculdade de elite, se deparou com a pobreza. Não teve dúvidas: trocou o colégio dos ridos, pelo dos pobres.

Olhos fixos por onde tudo começou: Uma pequena escola, doada por uma moradora.

E quando anadamos com ele, percebemos a extensão da mudança: quase dois quarteirões inteiros ocupados por escola e oficinas de trabalho. Vontade de Deus, afirma ele.

Dom Giovanni foi designado para ajudar. O amigo assumiu a direção dos trabalhos. Em 1988, o complexo mudou de nome em homenagem a Dom Bosco. Graças ao trabalho de Padre Ernesto, cerca de 25 mil pessoas forma alfabetizadas nas últimas três decadas.

No hospital a roupa branca pode até confundir. Este homem não é médico, mas caixa de remédios que ele utiliza ajuda a curar mais do que enfermidade física, pode aliviar os sofrimentos da alma.

Tem sido assim a vida inteira. Padre Alcides e voluntários da Pastoral da saúde visitam pelo menos duas vezes por semana este hospital em Santos, litoral sul de São Paulo. Só na região da baixada santista são trezentos voluntários, que atuam em diversas frentes.

As visitas sao sempre bem vindas nos hospitais, que reconhecem o trabalho dos voluntários. Dona Elita também é voluntária. Mas hoje, com o pai enfermo, foi o dia dela de receber a visita. Para os voluntários, a visita não ajuda só os enfermos.

Graças a maleta, o padre que parece médico, também pode parecer bilheteiro e tabelião. Tudo para salvar as almas.

A dedicação sacerdotal na área de saude e educaçao são campos de atuação também escolhidos por Deus para dar respostas mais imediatas às necessidades humanas de viver e sobreviver. Sem eles, certamente, a vida seria mais dificil.

Comentários