Papa em Portugal: visita ultrapassou as expectativas, dizem bispos

Leonardo Meira
Da Redação CN, com bentoxviportugal.pt

bentoxviportugal.pt
Portugueses lotaram as ruas de Fátima, Lisboa e Porto durante os quatro dias da visita de Bento XVI
Minutos depois de o Airbus A320 da TAP - que levou Bento XVI de regresso a Roma - ter levantado voo, no final da 15ª Visita apostólica de seu Pontificado, o coordenador-geral da iniciativa era visivelmente uma pessoa "feliz".

"Não se pode deixar de estar feliz com um povo que está feliz e um Papa que também está feliz", referiu Dom Carlos Azevedo, destacando que a visita "surpreendeu e excedeu as expectativas".

Acesse
.: Porta-voz do Vaticano faz um balanço da visita

Leia mais
.: Infográfico do programa da visita do Papa
.: Site oficial do Vaticano sobre a visita
.: Papa em Portugal: confira detalhes da visita
.: Papa despede-se de Portugal desejando renovado impulso espiritual
.: "Todo cristão deve ser testemunha da ressurreição"
.: Promovam uma cultura de caridade e de paz", diz Papa
.: Em Fátima, Bento XVI defende a família e o matrimônio
.: "Nossa esperança tem fundamento real, é Jesus"
.: Bento XVI reza o terço com peregrinos em Fátima
.: "Fidelidade à vocação exige coragem e confiança"
.: Saudação do Papa a jovens em frente à Nunciatura de Lisboa
.: Mensagem do Papa nos 50 anos do Santuário de Cristo Rei em Almada
.: Papa em Portugal: saiba mais sobre visita a Fátima
.: "Busca da verdade é missão prioritária da Igreja"
.: Seis mil rezam Vésperas com Bento XVI em Fátima
.: Papa exorta portugueses a anunciar com vigor o Evangelho
.: "Perdão não substitui a justiça", diz Papa sobre casos de abuso
.: Saudação a funcionários do Palácio presidencial
.: "Relação com Deus é constitutiva do ser humano"


Também de expectativas superadas falou Dom Manuel Clemente, que acompanhou Bento XVI desde a Serra do Pilar, em Gaia, até ao aeroporto de Pedras Rubras.

"Tenho muito boa impressão do povo que somos, mas confesso que excedeu", disse, referindo que uma "magnífica moldura humana" envolveu Bento XVI. "Era uma moldura constante, com pequeninos e pessoas de mais idade, pessoas de meia-idade com sorriso franco de uma adesão imediata”, comentou.

Para a Missão 2010, iniciativa da Diocese, Bento XVI trouxe uma palavra "de confirmação". "Nós guardamos nas comunidades cristãs uma memória viva que é de Jesus e do Evangelho. Não guardamos para nós mas para oferecer a todos, crentes ou não crentes", disse.

O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa deu conta da sua alegria, apontando já para as consequências da visita. "Estou contente e creio que também a Igreja em Portugal, mas o final da visita é um momento de grande responsabilidade", acentuou Dom Jorge Ortiga.

A mensagem que o Papa deixou deve ser "analisada e estudada fazendo com que as orientações passem para dioceses e para o programa que a CEP vai ter de concretizar nos próximos tempos", acrescentou. A Assembleia Plenária de Junho da CEP "deverá apresentar alguns resultados da visita", afirmou Dom Carlos Azevedo.

Do contato próximo que manteve com Bento XVI durante os quatro dias da visita a Portugal, Dom Jorge Ortiga recorda palavras que davam conta da simpatia do acolhimento português e do "local maravilhoso que é Fátima".

"Quando falávamos com o Papa ele mostrava uma grande proximidade, uma grande sensibilidade tanto nas perguntas que fazia como das respostas que dava", disse.

Numa reação ainda no aeroporto do Porto, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, disse que a viagem de Bento XVI a Portugal foi "muito bonita", recusando fazer avaliações mais profundas. "É cedo. Foi um acontecimento muito bonito, mas precisamos agora de estudar os textos e analisar mais profundamente", justificou. "Tenho muita esperança", reforçou apenas .

Bento XVI terminou nesta sexta-feira, 14, uma visita apostólica de quatro dias para assinalar o décimo aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto, com passagem por Lisboa, Fátima e Porto.

Comentários