Vaticano envia saudação para budistas na festa de Vesakh

Leonardo Meira
Da Redação

"Cristãos e Budistas nutrem um profundo respeito pela vida humana. É por isso crucial para nós encorajar os esforços destinados a criar um sentido de responsabilidade ecológica, reafirmando as nossas convicções compartilhadas acerca da inviolabilidade da vida humana em todos os estágios e condições, a dignidade da pessoa e a missão singular da família, na qual se aprende a amar o próximo e a respeitar a natureza", ressalta o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran.


Acesse
.: Mensagem do Conselho para o Diálogo Inter-religioso a Budistas


O responsável pelo dicastério do Vaticano enviou uma mensagem aos budistas por ocasião da festa de Vesakh, que é a mais importante para os Budistas. Nessa ocasião, comemoram-se os principais acontecimentos da vida de Buda.

Tauran ressaltou que o diálogo inter-religioso tem ajudado a criar uma nova consciência acerca da importância social e espiritual de ambas as tradições religiosas no que diz respeito ao cuidado do meio ambiente.

"Reconheçamos ter comunhão no modo de considerar valores como o respeito pela natureza de todas as coisas, a contemplação, a humildade, a simplicidade, a compaixão, bem como a generosidade. Esses valores contribuem para uma vida de não violência, equilíbrio e sobriedade".

O presidente do Pontifício Conselho também ressalta que a Igreja considera a preservação do meio ambiente como intimamente ligada ao desenvolvimento integral da pessoa humana e encoraja todos os atores sociais a unirem-se nos esforços para proteger a humanidade.

"Aumentando os nossos esforços pela criação de uma consciência ecológica para uma coexistência serena e pacífica, possamos dar testemunho de um estilo de vida respeitoso, que encontra sentido não no ter mais, mas no ser mais. Compartilhando as perspectivas e os empenhos das nossas respectivas tradições religiosas, possamos contribuir ao bem-estar do nosso mundo", finaliza o Cardeal.


Sobre a festa

Neste ano, a festa será celebrada na sexta-feira, 21, na Coreia e Taiwan, e no dia 28 na Tailândia, Sri Lanka, Camboja, Birmânia, Malásia, Laos, Nepal e Vietnam. No Japão, a comemoração aconteceu no passado 8 de março.

Comentários