Avança processo de beatificação de Nhá Chica

Pedro Teixeira
Canção Nova Notícias

Um dia muito especial para milhares de devotos de Nhá Chica. Eles celebraram neste domingo o aniversário de 115 anos de sua morte. Na semana passada o Vaticano concedeu a Nhá Chica o decreto das Virtudes Heróicas. Mais um passo importante para a canonização da já reconhecida Serva de Deus.

Assista à reportagem



O sol paira sobre a Igreja da Imaculada Conceição. Dentro dela os fiéis se juntam em oração ao redor do túmulo onde ficava enterrada Nhá Chica. Os restos mortais foram exumados em 1998 como parte do processo de canonização. Seu Anibal foi uma das poucas pessoas que participou desse trabalho.

O pedreiro aposentado tem 83 anos, de idade e de devoção. Nasceu e cresceu ao lado da igreja. Ele conta que um dia foi contratado para fazer uma fundação ao lado do túmulo de Nhá Chica. E teve uma surpresa com o cheiro da terra.

Todos os anos milhares de devotos visitam o local para agradecer e pedir a intercessão de Nhá Chica.

Nhá Chica nasceu por volta do ano de 1810. Não há precisão, pois não existe certidão de nascimento, apenas o batistério que data o dia 26 abril - Já se passaram duzentos anos.

O processo de canonização teve início em 1952. Dois anos depois, a Congregação das irmãs franciscanas passou a zelar pelo legado de Nhá Chica.

O sol aqueceu o frio da manhã de domingo, e o coração dos fiéis. As orações deixaram no ar o aroma de santidade de Nhá Chica.

Comentários