Avanço histórico: Santa Sé e Rússia aprofundam relações diplomáticas

Leonardo Meira
Da Redação, com Bollettino della Sala Stampa della Santa Sede (tradução de CN Notícias)

 O secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, recebeu as cartas que credenciam Nikolay Sadchikov como embaixador da Federação Russa diante da Santa Sé, neste sábado, 26.

Em breve, Dom Antonio Mennini apresentará ao ministro dos Assuntos Exteriores da Federação Russa, Sergei Lavrov, as cartas credenciais que o creditam como Núncio Apostólico junto à mesma Federação, de acordo com um comunicado divulgado pela Secretaria de Estado da Santa Sé.

Isso significa um passo adiante no estreitamento das relações diplomáticas entre os dois países, acordado em 9 de dezembro do ano passado, confirmando o que havia sido anunciado após o encontro entre Bento XVI e o presidente russo, Dimitri Medvedev no dia 3 daquele mesmo mês.

Naquela ocasião, o escritório de representação russa junto à Santa Sé foi elevado à categoria de embaixada. Somente após a queda do regime comunista foi possível restabelecer oficialmente a Igreja Católica no território russo, com a instituição de uma Nunciatura Apostólica em Moscou, no início dos anos 90.

A Federação Russa possui atualmente 140 milhões de habitantes, entre os quais aproximadamente 800 mil são católicos.


Relações diplomáticas

A Santa Sé mantém relações diplomáticas com 177 países, bem como com a União Europeia e a Ordem Soberana e Militar de Malta (SMOM). Também são mantidas relações de natureza especial com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Comentários