Papa explica qual é a missão dos Núncios e Delegados Apostólicos

Leonardo Meira
Da Redação

 O Papa recebeu alunos e membros da Pontifícia Academia Eclesiástica na tradicional audiência que concede todos os anos a esse organismo do Vaticano. O encontro aconteceu na Sala do Consistório, do Palácio Apostólico Vaticano, na manhã desta segunda-feira, 14.

Bento XVI centrou suas reflexões em torno do conceito de representação, explicando o papel dos Núncios, Delegados Apostólicos e Observadores Permanentes - funções diplomáticas exercidas pelos sacerdotes que são formados na Academia Eclesiástica.

Acesse.: Discurso de Bento XVI à Pontifícia Academia Eclesiástica

"O Representante Pontifício - em união aos que com ele colaboram - torna-se verdadeiramente sinal da presença e do amor do Papa", destacou.

Ele acrescentou que essa representação não é meramente exterior, formal ou pouco pessoal, mas mais profunda por ser participação na solicitude do Ministério do Romano Pontífice. "É, por isso, realidade eminentemente pessoal, destinada a incidir profundamente naquele que é chamado a desenvolver tal missão particular.


Dicas

O Santo Padre indicou três dimensões que devem ser acolhidas e alimentadas pelos sacerdotes que desempenham o exercício de representação.

1 - "Antes de tudo, cultivar uma plena adesão interior à pessoa do Papa, ao seu Magistério e ao Ministério universal";

2 - "Assumir, como estilo de vida e como prioridade quotidiana, um atento cuidado - uma verdadeira 'paixão' - pela comunhão eclesial";

3 - "Ter a capacidade de ser uma sólida 'ponte', um seguro canal de comunicação entre as Igrejas particulares e a Sé Apostólica".

O Papa salientou que a exigência de uma dedicação plena e a disponibilidade de sacrificar projetos e intuições pessoais não tira a originalidade de cada um.

"Ao contrário, torna-se extremamente gratificante: o esforço de colocar-se em sintonia com a perspectiva universal e com o serviço à unidade da grei de Deus, peculiar do Ministério petrino, é, de fato, capaz de valorizar, de maneira singular, dons e talentos de cada um", expressou.

Bento XVI concluiu afirmando que o modo de presença do Representante Pontifício não é determinado apenas pelo ambiente em que se trabalha, mas, antes e principalmente, por aquele a que se representa.

"Isso coloca o Representante Pontifício em uma posição particular frente aos outros Embaixadores ou Enviados. Ele, de fato, será sempre profundamente identificado, em um sentido sobrenatural, com aquele que representa. Ser porta-voz do Vigário de Cristo poderá ser desafiador, outras vezes extremamente exigente, mas nunca será humilhante ou impessoal.  Torna-se, pelo contrário, uma forma original de realizar a própria vocação sacerdotal".


A Pontifícia Academia

A Pontifícia Academia Eclesiástica é a instituição em que se formam os sacerdotes que se preparam para fazer parte do serviço diplomático da Santa Sé, diante das Nunciaturas Apostólicas ou da Secretaria de Estado.

Ela foi fundada em Roma, no ano de 1701, pelo abade Pietro Garagni. Sua sede fica em Piazza della Minerva, em Roma, Itália.

Comentários