Papa vê esperança de avanço contínuo no diálogo Católico-Ortodoxo

Leonardo Meira
Da Redação CN

 Confiança mútua, estima e fraternidade são as características principais do diálogo entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas, de acordo com o Papa.

Bento XVI indicou tais características durante a audiência que concedeu a uma Delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla na manhã desta segunda-feira, 28. O grupo dirigiu-se a Roma por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, a ser celebrada neste dia 29 pelas duas Igrejas.

Acesse.: Discurso de Bento XVI à Delegação do Patriarcado de Constantinopla

Em seu discurso, o Pontífice afirmou que "tudo isso oferece motivo para esperança de que o diálogo Católico-Ortodoxo também continuará a fazer progressos significativos". Como exemplo, afirmou que "é um sinal encorajador que o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e o Santo Sínodo de Constantinopla compartilhem nossa firme convicção da importância deste diálogo, como Sua Santidade afirmou tão claramente na  Carta Encíclica Patriarcal e Sinodal por ocasião do Domingo da Ortodoxia, em 21 de Fevereiro de 2010".

O Santo Padre fez referência à próxima Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no mês de outubro, em Roma - "estou certo de que o tema da cooperação ecumênica entre os Cristãos daquela região receberá grande atenção", disse -.

O Papa também lembrou a situação dos cristãos no Oriente Médio: "As dificuldades que os cristãos do Oriente Médio estão experienciando são, em grande medida, comuns a todos: vivem como uma minoria, e anseiam pela liberdade religiosa autêntica e pela paz. O diálogo é necessário com as comunidades Islâmica e Judaica".


A delegação

A delegação enviada pelo Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, é composta por Sua Eminência Gennadios (Limouris), Metropolita de Sassima, subsecretário da  Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa no seu conjunto e vice-moderador do Comitê central do Conselho Ecumênico de Igrejas (Genebra); Sua Eminência Bartholomaios (Ioannis Kessidis), Bispo de Arianzós, Assistente do Metropolita da Alemanha; Reverendo Diácono Theodoros Meimaris, da Sede patriarcal do Fanar.

O grupo participará na celebração das Vésperas na noite desta segunda-feira, 28, que será presidida pelo Papa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Na terça-feira, 29, assistirão à celebração presidida por Bento XVI na Basílica Vaticana, na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Leia mais.: Papa preside Missa na Solenidade de Pedro e Paulo, no dia 29
.: Declaração conjunta de Bento XVI e Bartolomeu I

Comentários