Papa volta a pedir paz para a Terra Santa

Leonardo Meira
Da Redação, com Vatican Information Service (tradução de CN Notícias)

O Papa recebeu ao meio-dia desta sexta-feira, 25, os participantes na assembleia anual da Reunião das Obras para a Ajuda das Igrejas Orientais (ROACO), cujos trabalhos centraram-se fundamentalmente na preparação do próximo Sínodo para o Oriente Médio.

No início de seu discurso, Bento XVI afirmou:

"Todos desejamos o dom de uma paz estável e de uma convivência segura na Terra Santa, Iraque e Oriente Médio, que nascem do respeito dos direitos humanos, das famílias, comunidades e povos e da superação de toda a discriminação religiosa, cultural ou social. Animo os irmãos e irmãs no Oriente a perseverar na fé e a permanecer, apesar dos numerosos sacrifícios, no lugar de nascimento. Ao mesmo tempo, exorto aos emigrantes orientais que não se esqueçam de suas origens, sobretudo religiosas. Sua fidelidade e sua coerência humanas e cristãs dependem disso".

O Santo Padre recordou de modo particular aos "cristãos que sofrem violência por causa do Evangelho e lhes confiou a Deus. "Sigo contando com os responsáveis das nações para que garantam realmente, sem distinção e em todas as partes, a profissão pública e comunitária das crenças religiosas de cada um".

O Pontífice manifestou seu contentamento porque as Igrejas orientais católicas participaram com entusiasmo no Ano Sacerdotal recentemente concluído, e recordou que o Oriente foi antigamente cume de grandes escolas de espiritualidade sacerdotal. Neste contexto, citou em particular a Igreja de Antioquia, pátria de extraordinários santos, e pediu que os sacerdotes das Igrejas orientais sigam fazendo-se eco dessa herança espiritual.

Referindo-se à Assembleia Especial para o Oriente Médio, que se celebrará de 10 a 24 de outubro, Bento XVI expressou sua satisfação pela "ampla cooperação proporcionada pelas Igrejas do Oriente e pelo trabalho que a ROACO fez desde o princípio e segue fazendo em vista deste acontecimento histórico. Esse esforço conjunto terá resultados frutíferos pela presença de alguns de vossos representantes nesta reunião eclesial e por vossa relação constante com a Congregação para as Igrejas Orientais".

O Papa pediu aos participantes na reunião que contribuam com suas "obras para manter viva a 'esperança que não defrauda' entre os cristãos do Oriente. [...] Gostaríamos de estar sempre ao vosso lado! Por intercessão da Santíssima Mãe de Deus e dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, confio ao Senhor os benfeitores, amigos e colaboradores vivos e defuntos, relacionados de alguma maneira com a ROACO, com uma particular recordação de Dom Padovese, recentemente falecido", concluiu.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Comentários