Igreja na China: bispo é sagrado com aval da Igreja e do governo

Vatican Information Service
(tradução de Leonardo Meira - equipe CN Notícias)

No último sábado, 10, o monsenhor Antonio Xu Jiwei, de 75 anos de idade e 25 de sacerdócio, foi sagrado Bispo de Taizhou, na província de Zhejiang (China), segundo informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O bispo guiava a diocese como administrador diocesano desde 1999 e havia sido aprovado pela Santa Sé como bispo de Taizhou. As autoridades governamentais também aprovaram sua ordenação episcopal.

A celebração litúrgica foi presidida pelos bispos Giuseppe Li Mingsu, de Qingdao; Giuseppe Zhao Fengchang, de Liaocheng; Giuseppe Xu Honggen, de Suzhou e Giuseppe Han Yingjin, de Sanyuan. Todos os prelados estão em comunhão com a Santa Sé e são reconhecidos pelo governo.

Cerca de mil fiéis, procedentes inclusive de Shanghai e Ningbo, participarão da sagração do novo obispo, que é o segundo ordinário da diocese, vacante desde 1962. A circunscrição eclesiástica conta com 6 mil fiéis, 15 sacerdotes e 10 religiosas. Há 25 igrejas e diversos lugares de culto.

O bispo Xu afirmou que sua diocese tem que enfrentar uma série de desafios, mas que se sente otimista acerca da retomada da evangelização e do crescimento da comunidade católica.

Comentários