Vaticano não apoia execução de ex-colaborador de Saddam Hussein

Da Redação, com agências


A Santa Sé solicitou nesta quarta-feira, 27, que a sentença de morte contra o ex-colaborador do iraquiano Saddam Hussein Tariq Aziz seja reconsiderada, a fim de "favorecer a reconciliação e a reconstrução da paz e da justiça" no país.
 
Em uma declaração de seu porta-voz, padre Federico Lombardi, o Vaticano condenou a sentença anunciada hoje pelo Supremo Tribunal Penal de Bagdá contra o ex-chanceler do regime deposto. Ele foi condenado à morte por enforcamento por seu envolvimento na perseguição contra os xiitas nos anos 80, durante a guerra contra o Irã.

Padre Lombardi reafirmou que "a posição da Igreja Católica sobre a pena de morte é conhecida” e que “se espera que a sentença não seja executada, precisamente para favorecer a reconciliação e a reconstrução da paz e da justiça no Iraque após tantos sofrimentos”.

No que se refere a uma possível intervenção humanitária, padre Lombardi destaca que “a Santa Sé habitualmente trabalha através dos canais diplomáticos à sua disposição e não de forma pública”.


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias 
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Tags: Iraque Paz Santa Sé Vaticano noticias cancaonova Canção Nova

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=278503

Comentários