Homilia do Padre Fernando Cardoso - 12 de maio de 2011

Nos Atos dos Apóstolos, em leitura continuada, o Autor nos fala de um ministério de Felipe junto a um estrangeiro, um eunuco que habitava nas regiões da África ao sul do Egito. O importante neste texto é o seguinte: este estrangeiro, prosélito judeu que havia voltado de Jerusalém, melhor, estava de regresso à pátria, após ter adorado Deus em Jerusalém, lia um texto do profeta Isaias. Ele lia os capítulos 52 e 53 de Isaias: “Como ovelha é conduzido ao matadouro, não abre Sua boca diante daquele que O tosquia.” Ele não entende o texto e pergunta a Felipe, que dele se aproxima a mandado do Espírito de Deus: “de quem diz isso o profeta? De si mesmo ou de um outro?” E Lucas conclui: “a partir deste texto Felipe lhe anunciou a pessoa de Jesus.



O que me importa dizer, neste momento, a quem escuta de meus lábios um comentário sobre a Palavra de Deus é que, no Antigo Testamento, existe em primeiro lugar um sentido que chamamos literal. É aquele sentido que o autor que escreveu tinha em mente comunicar a seus leitores. Mas além deste sentido literal, primeiro e direto, que deve ser sempre buscado em primeiro lugar por nós, existe eventualmente um segundo sentido não intentado pelo autor humano, não conhecido por ele, mas conhecido por Deus, querido por Deus, porque ambos, Deus e o autor humano, são responsáveis pela Escritura.



Nós sabemos que o texto foi escrito por um ser humano e, no entanto, dizemos: Palavra de Deus, Palavra do Senhor. Assim sendo, pode perfeitamente dar-se o caso de Deus ter ido além daquilo que o autor humano queria exprimir diretamente, e pode ter permitido Deus que aquele texto ficasse de certa maneira obscuro durante um largo tempo, até que fatos novos sucessivos, e sobretudo fatos relacionados como o mistério pascal de Jesus, encarregassem-se de dar àquele texto uma nova visão, uma nova compreensão bem mais profunda, que escapava ao autor que o escreveu. É assim que nós devemos, em um sentido Cristão, ler o Antigo Testamento e captar Sua mensagem. Jesus Cristo está sempre escondido por detrás de textos do Antigo Testamento.

Comentários