Igrejas cristãs iniciam Semana pela Paz na Palestina e Israel

Da Redação CN, com Agência Ecclesia

Palestina e Israel
O Conselho Mundial de Igrejas e organizações a ele ligadas participam a partir deste domingo, 29, da Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel, que decorre até o sábado, 4.
“O sonho de uma nação não pode ser realizado à custa de outra”, refere uma nota enviada pela Pax Christi, movimento católico que participa na iniciativa, aludindo à presença militar de Israel em territórios reclamados pela Palestina.

"Rockets e mísseis continuam a cair nos dois lados. A miséria é o cotidiano em Gaza e na Cisjordânia. Os civis separados por um muro erguido pela mão humana não estão a salvo nem em segurança, e vivem as suas vidas sob o medo. Em vez de mais violência, ambos os lados necessitam urgentemente de uma nova via", lê-se no texto proposto para a vigília de oração.
Os promotores da “semana de ação” sublinham que é tempo de “Palestinianos e Israelitas partilharem uma paz justa”, porem "fim à ocupação”, estabelecerem a “igualdade de direitos para todos” e começarem "a curar as almas feridas”.

A iniciativa apela aos cristãos que rezem com as Igrejas “que vivem sob ocupação” e participem “numa vigília de oração pela paz na Palestina e em Israel”, para a qual se sugere uma celebração litúrgica com testemunhos de jovens daqueles estados.

Comentários