Homilia Padre Fernando Cardoso - 21 de agosto de 2011

Homilia Padre Fernando Cardoso
21 de agosto de 2011

Hoje, em todo o Brasil, celebramos a solenidade da Assunção da Virgem Maria aos céus. Esta solenidade tornou-se tanto mais solene quando, no dia 1° de Novembro de 1950, o Santo Padre, Pio XII, definiu dogma de fé, a Assunção corpórea da Virgem Maria, na Glória Pascal de Jesus.

Meus amigos, não há quem não deseje ser coroado de sucesso; não há ninguém que não deseje triunfar na própria existência. A vida é uma corrida, e todos nós tentamos nos elevar aos postos mais ambicionados; todos nós corremos, a captar o melhor prêmio que nos é proposto.

Deus, que nos criou estes sentimentos e desejos, não é contrário a estas aspirações; não é contrário a que aspiremos o melhor, o ótimo ou sempre mais. Apenas diverge de nossos pontos de vista, quando se trata de escolher os meios, que nos conduzem ao topo da Glória.

Normalmente o mundo oferece seus meios, mas esses meios mudandanos, Deus os rejeita. Pelo contrário, aquilo que o mundo não aceita, melhor, detesta, Deus aponta como o caminho que conduz à glória. Verdadeiramente vemos esse caminho presente na vida da Santíssima Virgem. O Poderoso fez em mim grandes coisas, Santo é Seu nome, mas ela se considera a menor, a mais simples, a mais baixa das donzelas de Israel.

Depôs do trono os poderosos, e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. Este é o caminho, divinamente apontado, que conduz à glória. De resto, não foi apenas a Santíssima Virgem que o trilhou. Antes dela, Jesus também o fez. Em Sua Paixão e morte, assemelhou-Se aos piores seres humanos, aos mais abjetos pecadores, e, por causa deste Seu rebaixamento, foi içado à glória suprema, recebendo de Deus Pai o Nome que está acima de todo outro nome.

De modo análogo, hoje contemplamos Nossa Senhora. E quem quiser, como ela, chegar à glória Pascal, humilhe-se como ela, sirva a Igreja como ela serviu, em Seu tempo, Jesus. Busque as coisas humildes, pois Deus eleva os humildes, e afasta de vez aqueles que têm pretensões desmedidas.

Fonte: http://www.padrefernandocardoso.com.br/homilias/agosto_2011/homilias_21_08_2011.htm

Comentários