“NÃO PERMITAMOS QUE O SÉCULO XXI SEJA ATEU”

“Uma em cada cinco das crianças batizadas no ano de 1997 e que hoje são adolescentes foram crismadas em 2010. Uma em cada três pessoas casaram-se na Igreja recebendo o sacramento no ano passado.” Essas são as palavras do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer numa mesa-redonda que aconteceu nesta quarta (21) na Paróquia da Imaculada Conceição no bairro do Ipiranga-SP, durante a visita da cruz da Jornada Mundial da Juventude e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ.


Cardeal Dom Odilo Scherer
A peregrinação pela cidade de São Paulo continua e nos leva a questionamentos a respeito do perfil dos jovens brasileiros que receberão o Papa Bento XVI em 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

O cardeal da maior arquidiocese brasileira chegou à seguinte conclusão: “Olhando para estes números só posso pensar que as pessoas hoje não se casam na Igreja, não batizam seus filhos e não os iniciam na catequese. Será que teremos uma geração de ateus?”

Um questionamento que nos chama à responsabilidade de uma missão evangelizadora começando pelos que estão mais próximos.

É preciso refletir: Quais são as causas disso? Será que já não acreditamos mais?

Dom Odilo mostra, com vivacidade, a realidade atual sem medo de enfrentar os desafios. Ele continua: “Façamos uma reflexão, tudo o que falei parece assustador, mas preciso ser realista e apresentar as consequências do quadro que nos é apresentado hoje.”

O prelado fala das dificuldades vividas pela Igreja nos tempos atuais, as quais, levadas a público pelas mídias, trouxe insegurança e dúvida dos fiéis com relação à instituição criada por Cristo: “A santidade acompanha a fragilidade da Igreja. Mas paremos de olhar para os pecados, a Igreja tem muita beleza a nos oferecer. Recordo-me da chegada da cruz no ‘Bote Fé’, no último domingo, daqueles jovens que tocavam nela e a aplaudiam. Vi bispos se emocionarem, vi jovens com lágrimas nos olhos”. Neste momento, emocionado, afirmou que “o século XX foi o século que mais mártires deu para a Igreja. Não permitamos que o século XXI seja ateu!”

O Cardeal de São Paulo também falou da responsabilidade das famílias em conduzirem um lar cristão mesmo diante dos desafios que são apresentados: “Estamos numa cultura que não favorece a família. Vamos parar nisso? Não, de forma alguma. Continuemos acreditando na família, lutemos pelas nossas casas!”

E nos alerta sobre realidades ainda muito vivas em nossa memória e que foram palco da visita da cruz peregrina: “Quem é cobrado quando um filho é usuário de drogas? De quem é exigido quando uma filha se prostitui? Eu lhes digo: a família é responsável. É nossa parte!”

Comentários